Zahyra Mattar
Tubarão

Sem nenhuma pompa ou circunstância, o ex-vereador Jairo dos Passos Cascaes (DEM) foi alçado ao cargo de secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, ontem à tarde. Antes, o cargo era ocupado pelo amigo e colega de partido, César Damiani. Não houve solenidade ou transição. Cascaes foi apresentado aos gerentes pelo diretor-geral da SDR, Roberto Tournier, do qual também recebeu as informações gerais para começar a despachar.

O próprio secretário optou pela discrição da manobra, especialmente devido aos atritos registrados entre Cascaes, Damiani e o partido. “Eu o respeito (refere-se a Damiani), assim como sua postura e opinião, mas não vou trocar farpas ou lavar a roupa suja através da imprensa. Os problemas do partido são resolvidos no partido. Não quero e não vou responder nada sobre este assunto”, resume Cascaes.

Entre as prioridades do secretário está a estrada do Camacho, em Jaguaruna. “A solução precisa ser rápida e a obra definitivamente agilizada. Até o fim de semana a ponte paliativa na comunidade de Riachinho será feita”, confirma o secretário.

Cascaes também elege a construção da Arena Multiuso de Tubarão como um projeto que precisa sair do papel e, se possível, este ano. O secretário regional não pontuou nenhum tipo de mudança entre os gerentes ou demais funcionários. “Não há o que mudar, há o que trabalhar. Irei a Florianópolis em breve para buscar orientações do governador e também respostas concretas sobre vários assuntos pendentes, como as obras nas escolas, por exemplo. Administrar é correr atrás do resultado, não ficar sentado em uma cadeira”, filosofa.

Presidência do partido
O atual presidente do Democratas em Tubarão, Dalton Marcon, garante que não é surpresa a reivindicação do cargo de presidente da sigla, pelo ex-secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, César Damiani. “A vaga é dele. Não há qualquer inconformidade com o estatuto ou o regimento interno do partido, muito menos qualquer tipo de resistência da minha parte”, pontua Marcon.

Primeiro compromisso
O primeiro ato oficial que o secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, Jairo Cascaes (DEM), participa, depois de assumir a vaga, será do 1 º Encontro Catarinense sobre o Turismo Sustentável. O evento, cuja abertura será feita pelo governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), ocorre hoje no Hotel Internacional de Termas do Gravatal, às 14 horas.