Posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito de Tubarão será sem público

#Praaceegover Foto: na imagem há um prédio, árvores e um gramado
#Praaceegover Foto: na imagem há um prédio, árvores e um gramado

Conforme os decretos estabelecidos no combate ao Covid-19, e o agravamento da pandemia em Tubarão, a Sessão Solene de Posse dos eleitos nas eleições municipais deste ano será realizada sem a presença do público e transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara de Vereadores e de alguns veículos de comunicação. A posse será no dia 1º de janeiro, às 19 horas.

“A posse é um ato legal e constitucional, conforme o artigo 11º da Lei Orgânica Municipal. E neste artigo, fala que no primeiro ano de cada legislatura, no dia 1º de janeiro, às 19 horas, em sessão solene de instalação, independentemente do número, sob a presidência do vereador mais idoso dentre os presentes, os vereadores prestarão compromisso e tomarão posse”, explica o presidente da Casa Legislativa, Jairo Cascaes. O ato de posse terá como presidente o vereador Maurício da Silva, o mesmo convidará um vereador há doc para secretariar os trabalhos. Antes da posse haverá uma missa de ação de graças na Catedral Diocesana de Tubarão, presidida pelo Bispo Dom João Francisco Salm.

Logo após o juramento e posse dos vereadores eleitos, o presidente da sessão solene dará posse ao prefeito e vice-prefeito. Joares Ponticelli e Caio Tokarski, eleitos nas eleições do último dia 15 de novembro, prestarão juramento e assumirão os cargos para o mandato 2021/2024. “Não é exatamente a posse que tínhamos em mente, mas em virtude da pandemia, faremos uma solenidade sem a presença do público. É um importante momento da cidade de Tubarão, quando mais uma legislatura da Câmara Municipal e mais um mandado do Poder Executivo se inicia. Convidamos a população a acompanhar o ato pela internet e torcer para que tenhamos dias bem melhores no próximo mandato”, ressalta o prefeito Joares Ponticelli.

Em ato contínuo os vereadores eleitos e já empossados para legislatura 2021/2024, vão se deslocar para o plenário Manoel Eugênio, da Câmara de Vereadores, onde vão definir os integrantes da Mesa Diretora.