Porto de Navegantes é o segundo em movimentação de contêineres do Brasil

A conquista foi registrada na última semana, com o navio Teno, do armador Hapag-Lloyd, do serviço WMED/MSE, que opera na rota do Mar Mediterrâneo - Foto: Assessoria de Imprensa Portonave | Divulgação

O Porto de Navegantes chegou aos 10 milhões de TEUs movimentados – métrica equivalente a contêineres de 20 pés. Com isso, a Portonave torna-se o único Porto de Santa Catarina que atinge o marco, além de permanecer entre os líderes nacionais como segundo maior Porto em movimentação de contêineres do Brasil.

Principal movimentador de contêiner por região e líder do Sul do país em importação e exportação, conforme estatísticas do Datamar, passaram pelo Porto de Navegantes mais de 7,8 mil escalas de navios de todas as regiões do mundo. A movimentação dos 10 milhões inclui exportação de cargas, como madeira, proteína animal, móveis e produtos cerâmicos. Em importação, engloba carga de bebidas, plásticos, produtos químicos, borrachas e seus derivados.


Planejamento e eficiência

Em meio ao cenário desafiador provocado pela pandemia, a Portonave superou as expectativas do setor portuário com recordes significativos nos últimos meses. Houve, em 2021, um crescimento de 29%, sendo o maior da história da empresa. “Todo esse trabalho demanda constante planejamento e eficiência na gestão. O capital humano da empresa, com mais de mil profissionais diretos, assim como os clientes, os caminhoneiros, a comunidade e todos os demais envolvidos, que contribuem na operação portuária, merecem todo nosso reconhecimento”, parabeniza o diretor-superintendente administrativo, Osmari de Castilho Ribas.

Crescimento e liderança de mercado
Em 2021, a participação de mercado no segmento de importação foi ascendente e expressiva, com 38,6%, e na exportação de contêineres refrigerados (reefer), com 18,8%. Um comparativo de janeiro de 2022 com o mesmo período do ano passado, mostra a expansão das operações, sendo exportação dry (+33,4%), exportação reefer (+50%), na importação dry (+26,9%) e importação reefer (+39,3%).

 

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