Porto de Imbituba: Operações marítimas têm 97% de índice de satisfação

Imbituba

Os resultados da Pesquisa de Satisfação 2017, realizado no ano passado com 152 comandantes dos navios que utilizaram a estrutura portuária de Imbituba foi divulgado nesta sexta-feira pela direção da SCPar Porto de Imbituba. O levantamento anual apontou crescimento no índice geral de satisfação: passaram de 94% para 97% os usuários que recomendam o local para futuras operações, e aumentou em 12,5% o número de respondentes, o que evidencia um ganho real na satisfação dos comandantes que utilizam o Porto. Entre as características avaliadas, está a qualidade da sinalização náutica, do canal de acesso e berços de atracação, das condições de segurança para a realização das operações, da facilidade de comunicação, além de itens de infraestrutura.

Este é o terceiro ano consecutivo que a pesquisa é realizada. Os indicadores de desempenho do ano passado mostraram a manutenção da qualidade do atendimento aos navegantes, com maioria dos percentuais entre Bom e Muito Bom. No geral, foram avaliados de maneira positiva por 93% dos respondentes os indicadores: serviço dos rebocadores, de amarração do navio ao cais e de suprimento de água; a comunicação com a gerência portuária, os práticos e os operadores, além da limpeza e segurança dos equipamentos durante a operação. Outra referência é a comunicação com as agências marítimas, muito bem classificada por 96% dos entrevistados.

Além de apreciar as condições operacionais do Porto, a pesquisa permite que os comandantes façam comentários e sugestões de melhorias, as quais são avaliadas e servem como informações balizadoras para o aprimoramento da segurança, atendimento, operação e infraestrutura portuária. Um exemplo de investimentos concretizados com o auxílio dos resultados da pesquisa foi reformulação e ampliação da iluminação de toda a área de cais, concluída em janeiro deste ano. O item havia sido apontado nas observações anteriores.