#Pracegover foto: na imagem há água, navios, vias, veículos e árvores
#Pracegover foto: na imagem há água, navios, vias, veículos e árvores

Em uma iniciativa conjunta da SCPAR Porto de Imbituba e SEST SENAT Florianópolis, foi lançado na terça-feira (22) o Programa de Integração e Boas Práticas no Porto de Imbituba. A ação é parte dos trabalhos de melhoria no eixo Educação e Conscientização, da Comissão de Transporte de Cargas, grupo formado no âmbito do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) para discutir formas de aprimorar a relação Porto-cidade nesse quesito. O evento de lançamento contou ainda com a participação do OGMO, operadores portuários e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Para o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Fábio Riera, “esta é uma ação preventiva para elevar a mentalidade de segurança no Porto e mitigar os possíveis impactos negativos do transporte de cargas, gerenciando os problemas de maneira conjunta”. O gestor cita outras iniciativas que já estão em andamento, tais como, o uso de sopradores e  a doação recente de uma varredeira para a prefeitura, por parte dos operadores.

O pontapé inicial do Programa foi dado com um workshop de apresentação aos representantes dos operadores e transportadoras, realizado no Centro de Atividades Múltiplas. A primeira ação tem duração de 1 ano e abrange inicialmente a capacitação dos motoristas de transporte de cargas, buscando ampliar a segurança no trânsito interno e externo ao Porto.

“Queremos fortalecer uma cultura geral de procedimentos de segurança dos agentes que atuam no Porto, aumentando ainda mais os níveis de segurança das atividades portuárias, tanto no trânsito interno, quanto no trajeto externo dos condutores”, afirma Juliano Blanco, engenheiro de Segurança do Trabalho da Autoridade Portuária e ponto focal no Porto de Imbituba.

A unidade de Florianópolis do SEST SENAT é a entidade responsável pela execução dos treinamentos e certificação do programa. O curso tem duração total de 4 horas e ocorrerá de forma online, via plataforma Google Teams. Também serão realizadas edições presenciais no Porto de Imbituba, conforme a demanda. O conteúdo programático foi elaborado de forma conjunta com a equipe de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Autoridade Portuária e inclui o reforço das normas internas e de segurança no transporte interno de cargas, além de noções de direção defensiva.

Após a fase de apresentação, iniciou-se ainda esta semana a etapa de cadastro dos motoristas no SEST SENAT, que vai até 23 de abril. Os cursos são gratuitos e iniciam dia 10 de abril. A partir de 1º de julho, o certificado de participação passará a ser solicitado para liberação de acesso dos caminhoneiros.

Durante o encontro, Patrícia Ferreira, diretora da unidade do SEST SENAT Florianópolis, explicou que sua equipe está à disposição para responder todas as dúvidas quanto ao curso e à matrícula e que serão oferecidas turmas em todos os períodos do dia e aos finais de semana, conforme demanda. A unidade pode ser contatada no e-mail florianopolis.sc@sestsenat.org.br, ou telefones (48) 3281-6203 (com Whatsapp) e (48) 3281-6206. Também estão disponíveis reuniões semanais de esclarecimento, toda sexta-feira, das 14h às 15h, via Google Teams. Para participar da reunião, basta solicitar por email o link de acesso.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: SCPar Porto