Porto Alegre pode ter sido atingida por um Downburst

O fenômeno ocorre quando a nuvem de tempestade literalmente explode sobre o solo em um ponto específico.

Porto Alegre 

Moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana foram surpreendidos com fortes pancadas de chuva no meio da tarde desta sexta-feira (9). O vento atingiu 80 km/h no Aeroporto Salgado Filho, e possivelmente foi mais forte na área urbana, de acordo com o Sistema Metroclima. 

A chuva torrencial e o vento forte que arrancou árvores e causou transtornos  podem ter sido consequência de um fenômeno chamado downburst, ou microexplosão atmosférica. A avaliação é do Sistema Metroclima, vinculado ao Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic). 

Trata-se de uma violenta corrente de vento descendente que, ao alcançar a superfície, se expande de forma radial, produzindo danos. É considerado um fenômeno de microescala, segundo o Metroclima.

A Somar Meteorologia ainda não qualificou o fenômeno que ocorreu na cidade, relatando que seria necessária uma reunião com meteorologistas para fazê-lo. Mas a meteorologista Maria Clara Sassaki explica que, no downburst, os ventos vão da nuvem para o solo, e, quando chegam à superfície, batem com tanta força que se espalham. 

As nuvens neste fenômeno são bem desenvolvidas verticalmente, atingindo entre oito e nove quilômetros, e os ventos são mais intensos de acordo com o contraste térmico — dentro da nuvem é mais frio do que na superfície.

“As gotas de chuva vinham de baixo para cima e em câmera lenta”

Daimar Korndörfer Coelho, de Porto Alegre relatou em sua página no Facebook o momentos de terror que a cidade viveu:

“Passada a parte mais assustadora, vi algo que nunca havia presenciado. No 7° andar do prédio, quando o mais forte já havia passado, eu via através da janela, as gotas de chuva, uma a uma, quase paradas no ar (talvez pela mudança de direção contínua do vento), como se não houvesse gravidade mesmo (tipo Matrix!). Elas vinham, tocadas pelo vento, em “câmera lenta” de um lado para o outro e de baixo para cima.

Imagens

Ainda há pouco postamos o vídeo de dois homens que quase caíram de um andaime em Porto Alegre. As imagens foram feitas no mesmo dia do temporal.

Assista a mais um vídeo do possível Downburst em Porto Alegre