No período de provas é normal os estudantes ficarem a madrugada toda em cima de um livro ou apostila com o objetivo de aproveitar cada minuto do dia para aprender um pouco mais. Pensar “só mais um texto e já vou dormir”, pode não ser a melhor opção. Não é raro encontrar pesquisas que demonstram como sacrificar as horas de sono atrapalha o desempenho escolar e nos exames. Tanto os pesquisadores da universidade da Califórnia, quanto da Universidade de Ghent e KU Leuven, na Bélgica, identificaram que a privação do descanso atrapalha a aprendizagem dos jovens. Um estudo realizado em Stanford descobriu que os alunos foram capazes de consolidar as informações de maneira mais eficaz após dormir o suficiente.

Uma boa noite de descanso pode trazer inúmeros benefícios à saúde do corpo e da mente, pois é nesse momento que diversas atividades metabólicas acontecem. Além disso, é durante o sono que retemos na memória todo o aprendizado do dia. Passamos cerca de um terço da vida dormindo, e engana-se quem acredita que isso é um desperdício de tempo: memória, aprendizagem, concentração, humor, criatividade e diversas áreas cognitivas são afetadas diretamente pela qualidade do sono.

A consultora do sono Renata Federighi, dá dicas de como tornar o repouso um aliado na tão temida época de Enem e vestibulares. “Passar as madrugadas estudando não é uma boa ideia para trazer melhores resultados nos testes, é justamente o contrário. Uma mente bem descansada tende a ter um desempenho melhor e ser mais ágil no raciocínio lógico”, esclarece a especialista.

A profissional ainda reforça que o nervosismo e a ansiedade são bastante comuns nesses momentos e podem levar os estudantes a quadros de insônia e fadiga mental, o que consequentemente resultará em mais irritabilidade e tensão. Mas calma, que é possível reverter esse ciclo vicioso com algumas pequenas mudanças na rotina.

Desconecte-se dos eletrônicos

Quem não costuma dar aquela olhadinha rápida nas redes sociais na hora de se deitar? Apesar de parecer um hábito inofensivo, essa é uma das principais causas que dificultam o adormecer. A “luz azul”emitida pelos aparelhos eletrônicos atrapalha na produção de melatonina, hormônio responsável por ajustar nosso relógio biológico. “O ideal é desligá-los durante toda a noite. Às vezes só a expectativa de receber uma mensagem é o suficiente para roubar horas de descanso” pontua a especialista.

O silêncio e a baixa luminosidade são amigos do sono

Adormecer com barulho nem sempre é fácil, principalmente para quem tem sono leve. Por isso, é ideal que se crie um ambiente quieto e tranquilo na hora do merecido descanso. Como nem sempre isso é possível, ainda mais para quem mora em centros urbanos, uma boa dica são os tampões de ouvido, que ajudam a vetar ruídos externos. Já a luz influência diretamente na produção da melatonina, o hormônio que avisa o corpo que está na hora de dormir. Ambientes claros, prejudicam a indução ao sono.

Comer bem para dormir bem

“Nem dormir de ‘barriga cheia’, nem ir para a cama de ‘estômago vazio’.  O ideal é ter uma alimentação leve e em horários regulares, e em até 2 horas antes de se deitar, para que a digestão seja feita de forma antecipada ao sono”, comenta a consultora. Bebidas alcoólicas, café e açúcar em excesso também devem ser evitados durante a noite.

O conforto é essencial na hora de repor as energias

A aquisição de um bom colchão e travesseiro também são fundamentais para uma boa noite de sono e ajudam a evitar dores no corpo. “Cada biotipo e postura exige um modelo diferente. Use um travesseiro que ofereça conforto, sustentação para a cabeça e que alinhe a coluna. Ao se deitar, se perceber que o pescoço ficou inclinado para cima ou para baixo, escolha outro modelo”, aconselha a profissional.

Mantenha um padrão

A rotina para dormir é uma verdadeira parceira e regula o relógio biológico do aluno. Não há necessariamente uma hora ideal para ir para a cama, mas é importante ter em média 8 horas diárias de sono. Logo, é necessário que o descanso e os estudos estejam em equilíbrio, a dupla nota 10 para se alcançar as metas.