Imbituba
 
O reaparecimento dos caramujos africanos no bairro de Nova Brasília, em Imbituba, é motivo de preocupação no município. Hoje, a equipe da secretaria de saúde  da prefeitura realizará uma reunião com a comunidade para passar informações e orientações. O evento será no Centro Multiuso, às 20 horas. 
 
Um mutirão já foi realizado no bairro com a participação de agentes comunitárias e de combate a epidemias, vigilância sanitária e pessoas da comunidade, para identificar os pontos mais críticos. No evento, também foram passadas orientações de como se deve manejar e eliminar o caramujo. Tonéis foram espalhados em alguns pontos para armazenar as pragas apanhadas nas residências. A secretaria de saúde ficou encarregada de incinerar a praga. 
 
Ontem, o prefeito Beto Martins, a secretária da saúde, Léa Lopes, e outras autoridades municipais reuniram-se com representantes das secretarias de desenvolvimento urbano e meio ambiente, agricultura, infraestrutura, administração e procuradoria, para debater a situação. 
 
Saiba mais
Os caramujos podem causar muitas doenças como a meningite, embora não tenha havido ainda registro no Brasil. Mas também pode passar aos humanos o causador da angiostrongilíase abdominal, doença fatal que ataca os intestinos (perfuração e hemorragia interna) e da qual há centenas de casos registrados no país.