Florianópolis

Com 3,35% da população nacional, Santa Catarina permanece em 11º lugar no ranking dos estados brasileiros, revelou uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento da população catarinense, segundo o instituto, é de 1,3% ao ano. Os dados são referentes a um estudo concluído no primeiro semestre e divulgado na última terça-feira,  no Diário Oficial da União.

“Por um lado, esses números demonstram que temos um estado atrativo, que as pessoas querem vir morar aqui. Por outro, é um crescimento desafiador porque aumenta muito a demanda por serviços sociais e infraestrutura, aumenta a nossa responsabilidade. Mas encaramos como uma boa notícia, que mostra exatamente como Santa Catarina interessa a todos. E que todos sejam bem-vindos e que nos ajudem a construir um estado cada vez melhor”, avaliou o governador Raimundo Colombo. 

O Brasil soma 206,1 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento de 0,80% entre 2015 e 2016. São Paulo (44,7 milhões), Minas Gerais (21 milhões) e Rio de Janeiro (16,6 milhões) seguem no topo da lista dos estados mais populosos.