Foto: Prefeitura de Tubarão

Neste sábado (25), a ponte Prefeito Paulo Osny May será aberta ao tráfego de veículos para utilização de rota de saída da cidade pelo Acesso Norte. A obra que fará a ligação entre as ruas Uruguai, na margem direita, e Padre Nóbrega, na margem esquerda, vai reduzir os transtorno no trânsito causados pelo intenso movimento de veículos nessa região.

Quando às 10 horas a ponte for oficialmente inaugurada, o trânsito de veículos pelo Acesso Norte vai funcionar da seguinte maneira: a saída de veículos, com sentido único, será pela nova ponte, enquanto a entrada será apenas pela ponte Orlando Francalacci (ponte do quartel).

O nome escolhido para a ponte é uma homenagem ao prefeito que comandou Tubarão de 1977 ao início de 1982. “Paulinho May foi um excelente prefeito e também o último a construir uma ponte sobre o Rio Tubarão. Ele idealizou a ponte Dilney Chaves Cabral e pela grande pessoa que foi merecia ter o nome em uma obra tão importante como essa”, ressaltou o prefeito Joares Ponticelli.

Se construir uma nova ponte sobre o Rio Tubarão era uma reivindicação que se tornou cada vez mais necessária já nos anos 90, isso se tornou ainda mais urgente a partir da abertura da rodovia Ivane Fretta Moreira, em 2019. Com a nova estrada, boa parte do trânsito que vinha do bairro São Martinho e cidades cortadas pela SC-390 chegou até a avenida Tancredo Neves, congestionando ainda mais o atual Acesso Norte.

Com a ponte Prefeito Paulo Osny May, o Acesso Norte se tornará um binário e o fluxo diário de cerca de 22 mil veículos, segundo cálculos da secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio, será dividido.

Semáforo no cruzamento

Os motoristas que utilizarem a nova ponte como saída de Tubarão precisam ficar atentos ao semáforo no cruzamento com a avenida Expedicionário José Pedro Coelho.

Saída para Capivari de Baixo

Quem atravessar o Rio Tubarão pela nova ponte para seguir em direção a Capivari de Baixo deve seguir reto pela rua Padre Nóbrega e dobrar à direta na avenida Expedicionário José Pedro Coelho, mas precisa ficar atento ao semáforo neste cruzamento. Mais adiante, basta ingressar à direita na avenida Tancredo Neves em seguida à esquerda na avenida Getúlio Vargas. Esse “contorno” é necessário para seguir a Capivari de Baixo porque, assim como hoje, não será permitido seguir em frente pela avenida Getúlio Vargas quando chegar à cabeceira da ponte Orlando Francalacci.

A ponte

A Ponte Prefeito Paulo Osny May teve um custo de mais de R$ 9 milhões e fez parte de um pacote de várias obras da primeira etapa do Programa de Integração da Mobilidade (Proinfra-TB). A estrutura tem 142 metros de cumprimento, 23,65 metros de largura, quatro pistas, canteiro central, ciclovia e espaço para pedestres. A obra foi executada pela Traçado Construções e Serviços Ltda, de Erechim (RS). Como obras complementares, a prefeitura investiu outros R$ 2,5 milhões para a pavimentação dos acessos à ponte.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul