Dois policiais australianos conseguiram salvar a vida de um canguru que se afogava no mar do sul de Melbourne na tarde deste sábado.

O canguru lutava para se manter na superfície da água quando os sargentos Christopher Russo e Kirby Tonkin entraram no mar para resgatá-lo. “Sequer conversamos, sabíamos o que precisava ser feito, então fomos em frente”, disse Russo à imprensa australiana.

Eles arrastaram o animal inconsciente para a areia e realizaram massagens cardíacas para ressuscitá-lo.

Era a segunda vez que o canguru entrava no mar naquele dia. A primeira foi testemunhada pela moradora local Mia Grant, que contou ter visto o animal atravessar a avenida e entrar no mar. “Vi ele nadando e, de repente, foi pego de surpresa pelas ondas. Tiramos ele de lá e esperamos pela polícia”, disse.

Mas o animal, embora exausto, ficou assustado e voltou a pular no mar. Foi quando os policiais foram atrás dele. “Em menos de um minuto ele submergiu na água e, quando reaparecia, víamos espuma saindo do seu nariz. Ele estava se afogando”, prosseguiu Russo.

“Puxei-o pelo rabo enquanto Kirby segurava sua cabeça. Trouxe-o para a praia e limpei seus pulmões, tirando a água. Daí começamos as massagens cardíacas, e ele voltou a respirar. Foi quando consegui sentir seu coração bater.”

O animal foi levado para a delegacia policial e passa bem, segundo comunicado da polícia. A agência de proteção à vida selvagem Animalia Wildlife Shelter ficou responsável pelo anima depois do salvamento. “Vamos deixar que ele se recupere a seu ritmo. Enquanto isso, ele terá bastante pasto para comer e água para beber, e parece bastante feliz”, disse Michelle Thomas, diretora da entidade.