Polêmica, Rota Turística do Tiro é aprovada pela Assembleia Legislativa

#ParaTodosVerem Na foto, uma pessoa pratica tiro
Mesmo com a desaprovação popular e de diversas entidades sociais e de segurança pública, o roteiro foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais de Santa Catarina - Foto: Agência Brasil | Divulgação

Por unanimidade, os deputados catarinense aprovaram o PL 403/2021, do deputado Sargento Lima (PL), que cria a Rota Turística do Tiro. Conforme o projeto, 29 municípios integrarão o roteiro, porém outros poderão ser incluídos. “É um projeto que teve repercussão nacional”, ressaltou Lima. E teve, mas não de forma positiva. O texto polêmico despertou o desgosto de muitas entidades, inclusive de segurança pública. Mesmo assim, a matéria avançou e está aprovada. Agora segue para avaliação do governador Carlos Moisés.

“O tiro gera centenas e centenas de empregos diretos e indiretos. Santa Catarina tem faturado milhões com as vendas de armas, gerando impostos que vão ser utilizados na saúde, na segurança e na educação”, enalteceu o parlamentar, que classificou Santa Catarina como o “Texas brasileiro”, por ter o Estado com o maior percentual per capta de armas de fogo no Brasil. O número de venda de armas cresceu mais de 300% em 2021 em comparação a 2018. Naquele ano, uma média de oito armas foram registradas diariamente no primeiro semestre – um total de 1.489 registros. Já em 2021, 35 registros foram contabilizados por dia entre janeiro e junho em Santa Catarina. 

Segundo ele, além do fomento turístico, o PL promove e divulga os clubes e escolas de tiro, além de incentivar às pessoas que praticam tiro. Integram a rota do tiro Jaraguá do Sul, Araquari, Joinville, São Bento do Sul, Rio  Negrinho, Mafra, Porto União, Caçador, Irani, Xanxerê, Campo Erê, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Palmitos, Chapecó, Concórdia, Campos Novos, Curitibanos, Lages, Rio do Sul, Timbó, Pomerode, Blumenau, Balneário  Camboriú, Brusque, São José, Florianópolis, Tubarão e Criciúma.

Fonte: Agência Alesc

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul