Uma massa de ar polar se desloca para Santa Catarina. Há previsões de que, entre a próxima quinta-feira (20) e o sábado (22), possa nevar em algumas regiões do estado.

Segundo a Epagri/Ciram, cidades de regiões como a Serra, o Planalto Norte, o Oeste e o Meio-Oeste terão chance de nevasca, inclusive com acúmulo. Por isso, a Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina (PMRv) orienta aos motoristas que precisem trafegar nas regiões afetadas pelas baixas temperaturas durante esse período que sigam algumas dicas de segurança para garantir um trânsito seguro:

– Com a temperatura menor, a visibilidade fica prejudicada e a probabilidade de deslizamentos sobre a pista é maior;

– Os cuidados começam com a manutenção do carro. É preciso verificar a bateria, nível do óleo, freios, radiador, faróis e lanternas. O sistema de ignição também precisa estar em ordem e a calibragem dos pneus deve ser verificada. Devem tomar a precaução de adicionarem ao líquido dos radiadores de seus veículos anticongelantes para evitarem maiores problemas e surpresas;

– Quando for ligar o carro, limpe o excesso de neve que estiver no teto, capô e vidros. Antes de sair com o veículo limpe os vidros embaçados para melhorar a visibilidade – ligar o ar condicionado pode ajudar. É obrigatório, mesmo de dia, ligar os faróis e as lanternas.

– Observe as placas de sinalização que indicam possibilidade de gelo sobre a pista, nestes locais redobre a atenção, como também nas áreas de sombra sobre a pista e observe se realmente há a presença de gelo. Se houver, informe o Posto da Polícia Militar Rodoviária pelo telefone 198 para o policial de serviço auxiliá-lo no seu deslocamento com dicas e orientações sobre o trânsito no local.

Foto: PMRv/Divulgação Notisul

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul