Prefeito em exercício, João Batista de Andrade é o idealizador do plano.
Prefeito em exercício, João Batista de Andrade é o idealizador do plano.

Karen Novochadlo
Tubarão

A região de Tubarão está em crescimento. Isto é fato! A duplicação da BR-101, a implantação da rodovia Serramar, a Interpraias, o Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna… isto só para citar algumas importantes obras que fomentarão o desenvolvimento econômico do sul catarinense. O desafio é direcionar este crescimento de forma sustentável nas próximas décadas.
 

Com esse intuito, foi lançado ontem o Plano Master Tubarão 2030. O projeto foi idealizado pelo prefeito em exercício, João Batista de Andrade (PSDB). O objetivo é alinhar os planejamentos existentes, como as leis das diretrizes orçamentárias e o plano plurianual, com um programa de crescimento.
Com isso, pretende-se traçar metas para iniciar – ou continuar – as políticas públicas para alcançar o objetivo desejado a longo prazo. Para que isso ocorra, um conselho municipal é formado.
 

Em março de 2011, começará a ser definido o plano de trabalho. A ideia é que tudo esteja no papel até dezembro. Os integrantes debaterão questões como segurança, urbanização, saneamento básico e educação, entre outras áreas importantes.
Desta forma, serão definidos quais aspectos devem ser mais trabalhados para que haja um crescimento ordenado. “Temos que pensar em agregar valor ao trabalho desenvolvido no município. Pessoalmente, vejo Tubarão como polo tecnológico e turístico daqui a 20 anos”, projeta Batista.

Conselho municipal

Para o desenvolvimento do Plano Master Tubarão 2030, será criada uma comissão municipal. Os membros são integrantes de organizações públicas e privadas. As indicações foram feitas pela prefeitura e pela câmara. O grupo contará com apoio das secretarias da prefeitura, engenheiros e da Unisul. 

Indicados pela prefeitura
♦ Afonso Furghestti, superintendente do Águas de Tubarão.
♦ Eduardo Silvério Nunes, presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit).
♦ Thomaz Londero Moojen, presidente da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos (Area-TB).

Indicados pela câmara de vereadores
♦ Genésio Antônio Mendes, presidente da GAM.
♦ Eliane Fernandes, presidenta da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). 
♦ Valter Alves Schmitz Neto, pró-reitor de desenvolvimento e inovação institucional da Unisul.