Tatiana Dornelles
Tubarão

Responda sem pensar muito: em que rua você, caro leitor, está neste exato momento? É difícil responder? Tem alguma placa indicativa por perto? Não? Pois é. A falta de placas com os nomes das ruas e bairros é um problema detectado em inúmeros bairros de Tubarão.

A dona de casa Ana Maria Aguiar e Souza, sempre que sai para revender os seus produtos comésticos, tem problemas de localização. “Como vou para a rua vender, sempre me perco em alguns lugares pela falta de placas. A cidade precisa estar bem sinalizada para as pessoas saberem onde estão, principalmente quem é de fora. Além disso, nem os próprios tubaronenses conhecem os nomes das ruas”, relata Ana Maria.
Por esse motivo, o vereador Evandro Almeida (PMDB) entrou com um requerimento na câmara para buscar informações a respeito de projetos, por parte da prefeitura, quanto à troca ou manutenção das placas.

Se não houver, entrará com um projeto de lei no que se refere à questão.
“Hoje, muitas pessoas chegam a Tubarão e, ao se dirigirem aos bairros, não sabem onde estão de fato, por falta de placas indicativas, tanto de ruas quanto de bairros. Exemplifico com Morrotes e Dehon, em que quase ninguém sabe onde começa um e termina outro”, explica Evandro.

Segundo ele, ainda em campanha eleitoral, esse era um dos primeiros pedidos da população. “Quando a gente ia aos bairros, principalmente os mais carentes, as pessoas reclamavam da falta de placas indicando o nome da rua. Isso dificulta a localização e até mesmo o trabalho dos carteiros”, argumenta o vereador.
Evandro acredita que o maior problema está mesmo nos bairros. “O centro está bem sinalizado com placas. Quem vem de fora precisa saber onde está. Infelizmente, há essa defasagem no município”, ressalta. Outra sugestão do parlamentar é de colocar sinalizações que indiquem o bairro, “com frases de bem-vindo ao Passo do Gado, bem-vindo à Guarda”, cita Evandro.