A Petrobras está aumentando novamente o preço da gasolina nas refinarias. A elevação é de 2,53% e passa a valer já nesta sexta-feira (27). Esta é a quarta alta consecutiva.

No último dia 18, a estatal aumentou os preços da gasolina e também do diesel dois dias depois de ter divulgado um comunicado avisando que não faria o repasse imediato da elevação do preço do petróleo no mercado internacional, após os ataques a campos de petróleo da Arábia Saudita.

Além do preço do petróleo, a Petrobras também considera o dólar como fator para ajuste de valores dos combustíveis. A estatal determina preços nas refinarias, que vendem para as distribuidoras. A partir daí, o preço é livre para negociação, assim como nos postos de combustível, que estabelecem seus valores de venda ao consumidor. 

Na sexta-feira da semana passada, antes do feriado Farroupilha, os preços da gasolina subiram nos postos de combustível de Porto Alegre. Agora, já sofrem um ajuste e os estabelecimentos estavam começando a reduzir valores.