O estacionamento do Farol Shopping recebeu nesta sexta-feira (27) mais uma ação de vacinação de segunda dose para as pessoas que já se enquadravam na data agendada para recebimento da segunda dose da vacina do laboratório AstraZeneca/FioCruz, respeitando o intervalo de 10 semanas. Na data, 474 pessoas foram vacinadas, menos da metade das pessoas que haviam recebido a primeira dose.

Comparecer para o recebimento da segunda dose da vacina é de extrema importância para que a imunização possa ocorrer, pois só após 15 dias do recebimento da segunda dose o cidadão estará de fato protegido, evitando assim maiores complicações por conta do vírus, e até mesmo a morte.

Pensando nas pessoas que por algum motivo já passaram do prazo de receber a segunda dose do imunizante e ainda assim não compareceram, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), por conta dos registros individualizados dos vacinados desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, consegue emitir um relatório nominal com todas as informações necessárias para realizar uma busca ativa no endereço de todas as pessoas que não apareceram para o recebimento da segunda dose, por meio das Agentes Comunitárias de Saúde. O planejamento das ações de busca ativa são realizadas pela equipe de Estratégia de Saúde da Família.

Após a identificação dos usuários com atraso vacinal, os mesmos receberão orientação sobre os dias e horários das salas de vacinas e as ações extra muro (drive-thru) disponíveis para aplicação da dose, além das orientações em relação a importância de concluir o esquema vacinal no intervalo programado para garantir a proteção esperada e duradoura.

Vale lembrar também que pessoas acamadas ou domiciliados podem agendar na Unidade Básica de Saúde (UBS) para que a realização da aplicação da vacina seja feita no dia da sua visita domiciliar.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Governo de Tubarão