Pessoas mais felizes conversam com desconhecidos no transporte público, revela pesquisa

Estudo realizado na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, e divulgado pelo site Scientific American, mostrou que conversar com estranhos no ônibus ou metrô pode nos deixar mais felizes!

Muitos de nós têm como parte de sua rotina diária um tempo nos transportes públicos, seja ônibus, metrôs ou trens. Para algumas pessoas, isso é realmente desagradável, porque geralmente ficam fechadas por um tempo considerável com muitas pessoas desconhecidas, o que pode gerar medo ou desconfiança.

Para outras, no entanto, o transporte público pode ser uma boa maneira de conhecer novas pessoas e fazer amizades.

Se você faz parte desse segundo grupo e adora criar novas amizades em seu trajeto diário, temos uma boa notícia: de acordo com uma nova pesquisa, você é pessoa muito feliz!

O estudo, que foi realizado na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, e divulgado pelo site Scientific American, mostrou que conversar com estranhos no ônibus ou metrô pode nos deixar mais felizes! Os participantes foram divididos em três grupos: um deles iniciaria uma conversa com uma pessoa estranha, o outro se sentaria sozinho e ficaria em silencio e o último grupo apenas seguiria o seu trajeto como de costume, sem adotar novas atitudes. Depois da experiência, os participantes responderam a uma pesquisa sobre como se sentiram.

Os resultados das pesquisas podem ser surpreendentes para alguns. De acordo com o que foi divulgado, as pessoas que se engajaram em conversas com desconhecidos relataram ter tido experiências muito melhores do que aqueles que se sentaram sozinhos e não falaram com ninguém.

As respostas dos participantes foram comparadas com um outro grupo de pessoas, que não participaram da experiência, mas tiveram de prever qual das três experiências seria a mais prazerosa. Este grupo acreditava que conversar com estranhos seria a opção menos satisfatória, e foram surpreendidos com o resultado da pesquisa.

Um estudo que se seguiu a esse mostrou que, por mais que o hábito de conversar com outras pessoas nos transportes públicos seja considerado bom para nós, muitas vezes pensamos, erroneamente, que a outra pessoa não está disposta a trocar ideia conosco, e por isso ficamos calados.

A verdade é que nunca saberemos a disponibilidade de alguém até darmos o primeiro passo.

Portanto, se você sentir vontade de falar com alguém, tome a iniciativa! Isso pode ser tudo o que você e a outra pessoa precisam para criarem uma conexão legal e começarem, ou terminarem os seus dias mais felizes!