Pesquisa revela: as crianças herdam a inteligência de sua mãe, não do pai

A inteligência é hereditária e é passada aos filhos pelas mães, diz um estudo do Departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra, em Portugal. “Contrariamente à teoria atual, segundo a qual a inteligência é determinada por cerca de uma centena de genes, existem apenas um ou dois genes responsáveis pela inteligência de cada um e eles proveem da mãe”. É o que afirma Hamilton Correia, um dos membros da equipe, em entrevista ao portal português “Correio da Manhã”.

A pesquisa também sugere que, mesmo inconscientemente, por este motivo os homens costumam procurar se casar com mulheres três vezes mais inteligentes do que eles. Cientistas agora procuram localizar o gene da inteligência. Os resultados sugerem que quando o gene da inteligência for localizado, problemas associados à dificuldade cognitiva poderão ser resolvidos.

O cientista também revelou que, em estudos com ratos, essa hipótese já tinha sido levantada. De acordo com a publicação do “Correio da Manhã”, o trabalho foi desenvolvido ao longo de dois anos com 66.598 casais portugueses.

Os cientistas ainda afirmaram que os homens dariam mais importância à inteligência e, por isso, procuram parceiras mais inteligentes do que eles. No entanto, a média de inteligência não difere entre os sexos. O estudo foi publicado na revista britânica “Journal of Biosocial Science” da Universidade de Cambridge.