#Pracegover foto: na imagem há um homem, um quadro, notebook, mesa e acessórios
#Pracegover foto: na imagem há um homem, um quadro, notebook, mesa e acessórios

O clareamento dental com carvão ativado tem se tornado bastante comum entre os cantores, jogadores, atores e youtubers nos últimos anos. O método de clareamento em casa vem influenciando cada vez mais um determinado público. A promessa é clarear os dentes de forma rápida e indolor.

O produto promete fazer uma limpeza profunda na boca e um sorriso mais branco. No entanto, profissionais da área pontuam que o carvão mineral é extremamente corrosivo e abrasivo. Ele desgasta a superfície onde entra em contato. “Os dentistas não recomendam o uso continuo. Esses cremes possuem abrasivos que com o tempo danificam e desgastam a superfície do esmalte dentário. Esse produto é comercializado com a promessa de que ele clareia os dentes, porém essa teoria não é verdadeira. O que ocorre é que o produto consegue remover as manchas mais superficiais e com o uso contínuo traz sensibilidade aos dentes”, enfatiza o profissional de Pescaria Brava, Andrei Vitor.

O cirurgião dentista pontua que este creme dental traz mais prejuízos que benefício a saúde bucal. Segundo Andrei Vitor, o clareamento aprovado pelo profissional é o utilizado nos consultórios e com profissionais. “O recomendado é aquele supervisionado pelo cirurgião dentista, porém há pessoas que realizam os trabalhos em casa com um gel de porcentagem com uma concentração menor e nos consultórios utilizamos um gel com concentração maior”, conta.

Ele explica quem nem todas as pessoas podem passar pelo procedimento. Gestantes, menores de 18 anos, lactantes e pessoas com cárie. “É importante que as pessoas façam uma avaliação com um profissional”, assegura.

Escovar os dentes é o segredo principal para manter o clareamento em dia. O mais aconselhável é, assim que comer algo bastante pigmentado realizar logo a escovação. Desta maneira, é possível comer o chocolate, por exemplo, e não sobrecarregar o dente que está em tratamento.

Outro ponto, evitar comidas e bebidas com alta acidez, pois além deles favorecerem a mancha, eles podem causar a desmineralização do dente. Esse processo contribui para a perda do esmalte do dente, causando a potencialização do pigmento nos dentes. O refrigerante é um dos itens que devem ser reduzidos, a sua acidez pode causar manchas e sensibilidade.