Tatiana Dornelles
Tubarão

A proximidade com a estação mais quente do ano leva muitas pessoas às academias em busca do corpo perfeito. Musculação, aeróbica, ginástica, natação estão entre algumas modalidades procuradas para conseguir a forma desejada ou apenas mantê-la.

Principalmente nesta época, a procura pela prática de exercícios físicos é maior. “Em setembro, e mais ainda em outubro, as pessoas querem começar a se preparar para o verão. São aquelas que, geralmente, têm uma preocupação maior com o corpo, com a estética”, avalia o professor de educação física e proprietário da Athlética Academia, Alcemir de Bona Mello, de Tubarão.

Segundo ele, outubro é o mês campeão de matrículas na academia, o que gera um aumento de até 40%. “Apesar de ainda ter esse grande número de pessoas que procura fazer exercícios apenas nesta época, há também as que se preocupam com a saúde e fazem o ano inteiro”, considera.

Isso se dá, conforme Alcemir, devido à busca constante por qualidade de vida e os cuidados com a saúde. “Academia não deve ser feita só por estética, mas por saúde. Além disso, frequentar academia requer esforço, disciplina, para não desistir. Muitos param em seguida”, ressalta.

O conhecimento é outro fator que leva as pessoas a tomarem a decisão de fazer ou não academia. “Quando as pessoas conhecem os benefícios da prática de exercícios e os compreendem, fazem por prazer, em busca de qualidade de vida”, acrescenta Alcemir.