O Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima, participou neste sábado (19), da ativação do box da Penitenciária da Região de Curitibanos, localizado no Mercado Público de Curitibanos, que também foi reaberto. O espaço tem 35 metros quadrados e vai comercializar a produção de agrícola, móveis e peças de decoração em madeira, tudo feito pelos apenados da unidade.

Para o secretário, Essa é uma grande conquista, tanto para o município quanto para a Penitenciária da Região de Curitibanos. “É uma ação institucional que vai estreitar ainda mais os laços entre a unidade prisional e a comunidade.

Além disso, ele explica que a unidade produz uvas bordô, verduras, tem um pomar com várias espécies de frutas, móveis. “Tenho certeza que vai diversificar bastante a oferta de produtos no Mercado”, acrescenta Leandro Lima.

O Diretor-Geral do Departamento de Polícia Penal (DPP), Vladecir dos Santos, destacou o trabalho da equipe do Setor Laboral da unidade. “Esta conquista é resultado da união e do comprometimento de todos os servidores “, enfatizou Vladecir dos Santos.

Além de fortalecer os programas de reabilitação econômica e social dos internos, com a oferta de trabalho, o diferencial deste projeto é que foi empreendido pelo Fundo Rotativo da unidade, ou seja, todo o lucro da operação será revertido para o Fundo e reinvestido na unidade.

O coordenador Laboral da Penitenciária da Região de Curitibanos, Emerson Rodrigues, disse que está pequena amostra representa a capacidade e a importância de ressocializar e reintegrar os reeducandos para uma nova vida de oportunidades. “Não há penas eternas quando há possibilidade de mudança”, disse Emerson Rodrigues.

Pelo modelo do Fundo Rotativo Catarinense o interno recebe um salário mínimo da empresa que o contrata e, deste total, 75% ficam com o interno e os outros 25% retornam para o Fundo Rotativo. Uma das presenças mais festejadas na inauguração foi a do Policial Penal, Luciano Turato, que venceu a Covid-19, após seis meses de internação hospitalar.

Também participaram do ato, o Secretário Adjunto da SAP Edemir Alexandre Camargo Neto, o Diretor de Inteligência Ricardo Ferreira, o Diretor de Administração e Finanças, Bruno Gabriel, entre outras autoridades e policiais penais lotados na região.

 

 

Fonte: Gov. de SC