A segunda edição da Pecuária Show Catarinense mostra que Tubarão caminha a passos largos para se tornar referência na criação e venda de gado no Estado. Somente no leilão de gado foram movimentados R$ 490 mil, superando os negócios do ano passado.
 
Foram comercializados todos os 60 lotes de 312 bovinos de raças como Brangus, Angus e Aberdeen. No ano passado, o evento promovido pela Associação de Pecuaristas de Tubarão e Região com o apoio da prefeitura de Tubarão, faturou R$ 400 mil no leilão.
 
Nesta segunda edição a feira teve dupla jornada, com abertura oficial no sábado e o leilão no domingo. O tempo chuvoso dos últimos dias inibiu um pouco a presença do público na largada, mas para o segundo dia, com a principal atração da programação, a condição climática melhorou e a movimentação de visitantes e compradores foi muito boa.
 
Além do leilão, expositores de máquinas e implementos agrícolas e várias empresas de produtos e serviços agropecuários também contribuíram com o evento através de negócios consolidados ou encaminhados para fechamento a curto prazo. O balanço final dessa parte do evento será concluído nos próximos dias.
 
“Os bovinos deste ano são de lotes de inseminação Artificial por Tempo Fixo (ATF), que é de padrão genético superior. A expectativa era de termos um número de lotes maior para o leilão, mas por conta das chuvas dos últimos dias muitos criadores não conseguiram trazer os rebanhos. Foi um grande evento, alguns expositores anteciparam que estarão aqui novamente em 2020 e a empresa leiloeira elogiou bastante a qualidade dos rebanhos. Há uma grande expectativa para que essa atividade seja a mais rentável e importante do setor agropecuário de Tubarão em pouco tempo”, destacou o gerente de Agricultura do município, Daniel Bittencourt.
 
Na abertura, o prefeito Joares Ponticelli exaltou o empenho dos criadores de gado da região que tem se organizado e se esforçado para consolidar a pecuária como uma grande atividade econômica no município. “Estamos nos fortalecendo também agora nos negócios agropecuários e o segundo ano dessa feira mostra que seguimos no rumo certo”, destacou o prefeito.