Tubarão

Previsto para ocorrer neste domingo, o passeio de trem rumo à Laguna, organizado pelo Museu Ferroviário de Tubarão, promete reviver o tempo em que, além de cargas, passageiros eram transportados pelos trens da atual Ferrovia Tereza Cristina. O embarque, tem saída prevista para as 8h30 da estação do museu tubaronense.

No Brasil o cenário é muito atrativo. Viajar nos trens nacionais de passeios podem garantir uma experiência incrível. Por ele pode-se percorrer roteiros que levam para diferentes regiões do Brasil, onde há cachoeiras, vales, montanhas, campos e mirantes. “O passeio entre Tubarão e Laguna é um dos mais pedidos. É onde os turistas vislumbram paisagens, pontes, sítios e um ângulo diferente da ponte Anita Garibaldi”, destaca o voluntário do Museu Ferroviário, Jefferson Vitorino.

Os visitantes terão a experiência de viajar na locomotiva a vapor sobre os trilhos instalados na região em 1884 e apreciar cenários de montanhas, campos, cidades, praias e lagoas ao longo do trajeto. Passear de trem foi talvez, a maneira mais comum de viagem durante muitos anos, e ainda é em alguns países. Essa prática já não é mais tão popular no Brasil. No entanto, em muitas cidades do Estado e do país são promovidos estes passeios.

A viagem tem por objetivo reproduzir a experiência dos antigos trens que percorriam diariamente os trilhos da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina até a década de 1960. A inauguração da estrada de ferro ocorreu em 1º de setembro de 1884 na Cidade Azul ,com grande festa. O nome, Thereza Cristina, foi uma homenagem à esposa do então imperador do Brasil Dom Pedro 2º.

Outras viagens ocorrerão ainda neste ano, no próximo dia 13 de Tubarão para Laguna e no dia 9 de novembro de Tubarão para Jaguaruna. “Este de novembro haverá café colonial. Estamos programando passeios de verão e um no período noturno”, conclui Vitorino.