#Pracgover Foto: na imagem há um trem, a ponte Anita Garibaldi e uma via
#Pracgover Foto: na imagem há um trem, a ponte Anita Garibaldi e uma via

A vida começa a entrar nos eixos em muitos aspectos e o trem de passageiros, nos trilhos, voltando a fazer viagens com a famosa Maria-fumaça. Depois de um ano e três meses de interrupção devido à pandemia, o passeio operado pelo Museu Ferroviário de Tubarão retorna dia (08) de agosto com novidades: menos assentos, adequação aos necessários protocolos do Ministério da Saúde e mudanças no sistema de venda de passagens. O trem parte impreterivelmente às 10h00, com encerramento do embarque às 9h50.

O supervisor do trem e presidente do museu ferroviário de Tubarão, Everaldo Barreto, explica que as passagens deverão ser compradas com antecedência, sendo obrigatório o uso de máscaras durante todo o percurso e aferição da temperatura do passageiro no embarque. Para evitar aglomerações, não serão vendidos bilhetes no dia da viagem, nem permitida a presença de parentes e amigos para se despedir de quem vai viajar. Outra informação importante é que a venda de passagens será feita, prioritariamente, pela internet, ou através de depósito bancário.

A primeira viagem de 2021 será o Trem dos Pais, dia 8 de agosto para a cidade de Laguna. Num percurso de aproximadamente 64km, ida e volta, com duração total de quase cinco horas de passeio, onde o passageiro será recepcionado com um maravilhoso almoço regado a frutos do mar.

A ocupação dos vagões foi reduzida para permitir o distanciamento entre assentos durante a viagem. Entre as medidas adotadas para preservar a segurança e o conforto dos passageiros também estão a aferição de temperatura antes do embarque, o uso obrigatório de máscaras, a oferta de álcool em gel na estação e a bordo do trem e a intensificação da limpeza.

Confira algumas medidas adotadas

  • Distanciamento social durante as vendas de passagens, embarque e desembarque;
  • Isenção de cobrança de multa para remarcação;
  • Não serão vendidas passagens na estação nos horários de saída do trem;
  • Não serão vendidas passagens para o mesmo dia da viagem;
  • A bagagem a bordo será limitada a uma bolsa pessoal por passageiro;
  • Totens de higienização estarão disponíveis na estação e será disponibilizado álcool em gel a bordo do trem;
  • A bordo, a circulação estará restrita ao vagão indicado na passagem;
  • O vagão lanchonete não estará aberto ao público, e os alimentos serão oferecidos nos assentos para reduzir a circulação de pessoas;

Ainda seguindo os novos protocolos, o museu ferroviário de Tubarão, responsável pela viagem de 32 km entre Tubarão e Laguna, está colocando em circulação apenas os vagões cujas janelas apresentam a funcionalidade de abertura para garantir ampla circulação de ar e, internamente, os passageiros serão acomodados de forma a respeitar amplo espaçamento entre as poltronas.

Para mais informações, os passageiros podem entrar em contato com o setor comercial! (48) 3632-3450 ou (48) 9.8868-1414

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Museu Ferroviário