#Pracegover Na foto, paisagem verde Serra coberta pela geada
Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação

Um ciclone extratropical que atua sobre as costas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Litoral Sul de Santa Catarina, trouxe temporais isolados ao estado catarinense no fim da manhã desta quinta-feira.

Mas o fenômeno está se afastando do litoral de Santa Catarina, porém, a passagem de uma frente fria vai derrubar as temperaturas durante a manhã desta sexta-feira, principalmente na Serra, onde há risco de geada nas cidades localizadas em pontos mais altos do Estado.

De acordo com o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho e o meteorologista Piter Scheuer a medida que a frente fria avança sobre Santa Catarina, favorece chuva/trovoada entre a Grande Florianópolis ao Norte do estado (temporais isolados). Nas demais regiões, segue nublado com chuvas fracas e aberturas de sol e clima ameno.

Ventos de sudoeste/sul (minuano) com rajadas entre 30/50 km/h na maior parte do Estado, com rajadas de 70 km/h nas praias do Litoral. “Tirando as estações meteorológicas de Laguna (Farol de Santa Marta), Morro da Igreja e Morro das Torres (regiões climatologicamente ventosas), as demais regiões o vento esta fraco/moderado”, escreveram Ronaldo e Piter.

A previsão do tempo para sexta-feira (05) é de tempo seco do Oeste ao Planalto Norte, onde o sol predomina com poucas nuvens. Entre o sul do estado e o Litoral Norte o dia inicia com maior nebulosidade e chuva fraca, com melhorias no decorrer da tarde. Risco baixo para desastres.

Amanhecer com temperaturas baixas no Planalto Sul, com mínima de até 8°C. A tarde as temperaturas variam entre 24 e 28°C, sendo mais amenas do Oeste aos Planaltos. No Litoral Norte persiste condição de mais aquecimento, com máximas acima de 30°C.

Confira a previsão das temperaturas mínimas previstas para esta sexta-feira, conforme Piter Scheuer:
Oeste: Chapecó Mín: 13/15ºC à Máx: 23/25ºC
Extremo Oeste: São Miguel do Oeste Mín: 13/15ºC à Máx: 23/25ºC
Meio Oeste: Joaçaba Mín: 12/14ºC à Máx: 22/24ºC
Planalto Sul: Lages Mín: 10/12ºC à Máx: 22/24ºC
Topo da Serra: São Joaquim Mín: 5/7ºC à Máx: 19/21ºC
Litoral Sul: Criciúma Mín: 14/16ºC à Máx: 28/30ºC
Vale do Itajaí: Blumenau Mín: 15/17ºC à Máx: 30/33ºC
Litoral Norte: Joinville Mín: 15/17ºC à Máx: 30/33ºC
Grande Florianópolis: Florianópolis Mín: 14/16ºC à Máx: 29/31ºC
Planalto Norte: Mafra Mín: 13/15ºC à Máx: 29/31ºC

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul