Passageiros dormem no chão de aeroporto após voo ser cancelado em Florianópolis

Um voo da Avianca, que sairia do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, para Chapecó, no Oeste catarinense, foi cancelado na noite de domingo (17) em função de extrapolar o limite da jornada de trabalho da tripulação. Mais de 120 passageiros estavam previstos para o voo, muitos deles passaram a madrugada na sala de espera e chegaram a dormir no chão do saguão do terminal.

O voo que deveria ter decolado da capital às 23h40 de domingo (17) e deveria pousar por volta da 1h. Mas, segundo a companhia, o embarque de um grupo de 128 passageiros ocorreu às 8h58 desta segunda-feira (18), e outro deve seguir viagem durante a noite.

Segundo o repórter Cleyton César, que estava em Florianópolis para o clássico de domingo e voltaria para Chapecó nesse voo, os funcionários da Avianca disseram o voo estava vindo de São Paulo e registrou atraso. A companhia confirmou a situação.

Ainda segundo o jornalista, também foi comunicado posteriormente o cancelamento com a justificativa de que os tripulantes precisavam descansar por causa de um limite no tempo de voo. Eles alegaram ser uma determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O cancelamento foi informado por volta das 5h, por funcionários do aeroporto.

Em casos de atrasos e cancelamentos de voos que causem pernoite, os passageiros têm direito a:

Ser acomodado em outro voo

Remarcar voo

Ligação telefônica e internet

Hospedagem

Alimentação

Transporte

Reembolso integral – neste caso, o uso deste direito anula todos os demais.