A monitora Cristiane Horário conta que os motoristas estão adaptados com o uso dos parquímetros
A monitora Cristiane Horário conta que os motoristas estão adaptados com o uso dos parquímetros

  

Angelica Brunatto
Tubarão
 
Há quase um mês em funcionamento de forma educativa na avenida Marechal Deodoro, o Estacionamento Fácil de Tubarão será ativado em outra via a partir de hoje. Os parquímetros da avenida Marcolino Martins Cabral entrarão em operação e os monitores começarão a orientar os motoristas.
 
Porém, a ativação vai ocorrer apenas no espaço compreendido entre o Art Hotel e a rua José Ferreira Lima, na esquina do banco HSBC. “Até o fim da semana, toda a extensão até a Coronel Collaço estará funcionado”, adianta o diretor do consórcio Extran, responsável pelo estacionamento rotativo, Sérgio Diniz. 
 
Mesmo com a implantação do sistema na avenida Marcolino Martins Cabral, a Marechal Deodoro continua com o período de caráter educativo. Este prazo só terminará após todas as ruas do primeiro setor forem contempladas com o Estacionamento Fácil. 
 
Após uma semana em funcionamento na Marcolino, a área será ampliada. “Depois, vamos ativar os parquímetros nas ruas Coronel Collaço e Coronel Cabral. Por fim, o estacionamento estará no restante da Marcolino e na Lauro Müller”, revela Sérgio. Estas são as vias que formam o primeiro setor. 
 
Por enquanto, segundo Sérgio, a população está receptiva quanto ao uso dos equipamentos. “Já vendemos muitos cartões de estacionamento”, conta o diretor. Durante o período de orientação, as horas não são descontadas. As multas, emitidas pela Guarda Municipal, também não são aplicadas por enquanto.
 
Valores e horários
Para estacionar o carro, o motorista precisa inserir o cartão no parquímetro. Para cada vaga, há um específico. Eles podem ser adquiridos em um dos 22 postos de venda espalhados pela cidade, ou no escritório da Extran, na rua Lauro Müller. Cada hora para carros no estacionamento custa R$ 1,25. O custo para motos é R$ 0,62. O tempo máximo de permanência varia de duas a quatro horas. O Estacionamento Fácil funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Já nos sábados, o horário é reduzido até o meio-dia.