As restrições impostas pelas autoridades devido à pandemia do novo coronavírus alterou o planejamento e a vida de todos. Com o Parque Ambiental Encantos do Sul não foi diferente, tanto que ele está fechado até mesmo para caminhadas.

O jeito foi se adaptar à nova realidade, com muita criatividade e versatilidade, e oferecer atividades com segurança e de acordo com as possibilidades da entidade.

Desde o início de junho, dois projetos estão em pleno andamento, beneficiando mais de uma centena de crianças e adolescentes: o Estação Cultural – que oferece oficinas de teatro, dança, violino, teclado, jazz, violão (inicial, intermediário, avançado e clássico) e ballet -, e o Guarda Ambiental – que além de educação ambiental, aborda questões de disciplina, hierarquia, ética e inteligência emocional, buscando desenvolver valores importantes para a formação dos adolescentes.

Ainda restam algumas vagas

Os dois projetos são mantidos com recursos oriundos do Fundo da Infância e Adolescência – FIA, aportados no Fundo pela Engie Brasil Energia para esta finalidade.

O Guarda Ambiental é oferecido a estudantes da rede municipal de ensino de Capivari de Baixo na faixa etária entre 12 e 15 anos. Duas turmas de 30 alunos cada, que tinham sido formadas em julho de 2019, continuam até o momento com suas atividades remotamente. Elas deveriam estar com as atividades encerradas se não fosse a pandemia.

Outras duas turmas foram formadas em março de 2020 e estão em atividades remotas. Nestas duas turmas ainda há vagas para estudantes, até que também completem 30 alunos cada.

O mesmo acontece com as oficinas do projeto Estação Cultural. Se a necessidade de isolamento dificultou a execução de algumas tarefas, por outro lado permitiu a participação de alunos em maior número do que se as aulas fossem presenciais.

Todas as turmas de teatro, dança, violino, teclado, jazz e ballet ainda estão recebendo crianças interessadas.

Para fazer a inscrição é só preencher a ficha online que logo o Parque entrará em contato com o aluno. As aulas são online gratuitas e ficam disponíveis para o aluno fazer em qualquer horário. As vagas são limitadas e também restritas a crianças e adolescentes de Capivari de Baixo.