Parklets: projeto de instalações de mini praças é apresentado

Foi apresentado na Sessão Ordinária on-line, da Câmara de Vereadores de Tubarão, um projeto para a utilização de parklets na Cidade Azul. A iniciativa é do vereador Alexandre Moraes (PSD).

Segundo o legislador, a instalação de parklets, que em síntese são mini praças, promove um espaço público de lazer, convivência e funcionalidade as pessoas, uma vez que ocupam duas vagas de estacionamento. “A média dos indivíduos que utilizarão cada espaço transformado que poderá possuir bancos, mesas, palcos, floreiras, lixeiras, paraciclos, entre outros elementos de conforto e lazer, é no mínimo, dez vezes maior do que as que utilizariam como um local para estacionar um veículo. Desta forma, torna mais democrática a utilização destes locais destinados. Além de promover a interação social, convivência e até mesmo qualidade de vida ao poder usufruir de novos espaços ao ar livre e de acesso público”, enfatiza Moraes.

De acordo com o parlamentar, os Parklets também podem contribuir com a economia da cidade quando instalados em frente aos estabelecimentos comerciais. Em Tubarão, este setor é visto como muito importante e seria uma maneira sustentável de atrair mais clientes e ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência que valoriza o espaço da cidade.

Outra vantagem está no fato de que os parklets são feitos de materiais sustentáveis e sua montagem/desmontagem é fácil e rápida por possuir componentes modulares e pré-fabricados, que apenas são levados e fixados no local. Assim, não atrapalham o tráfego ou poluem o ambiente com lixos e entulhos. “Por todas estas razões e por ser comprovado os benefícios em cidades que aderiram o modelo, como Nova Iorque, São Paulo e também a capital catarinense, Florianópolis, este Projeto de Lei busca que Tubarão também seja contemplada com a instalação deste material”, pontua.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul