A qualidade de vida de uma cidade é medida pela dimensão coletiva dos seus espaços públicos que, mais humanizados, permitem lazer, descanso, livre circulação e a possibilidade do encontro com outras pessoas, melhorando a sociabilidade. E em meio a tantos fatos ruins determinados pela pandemia da Covid-19, desponta em Tubarão uma boa notícia com a retomada de melhorias na área do muro dos Correios, bem no centro da cidade.

Há anos se discute o que fazer em relação ao “paredão” dos Correios na Avenida Marcolino Martins Cabral. Depois de algum tempo, se consegui realizar a ampliação da calçada em cerca de dois metros. O que antes inviabilizava a trafegabilidade de pedestres e cadeirantes, com a melhoria o problema de espaço ficou resolvido e até para edições do Dia D o novo espaço foi utilizado.

Com a mobilidade resolvida, agora se parte para dar um tratamento estético ao paredão, melhorando a infraestrutura do local e tornando o espaço em um ponto agradável. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em parceria com a prefeitura e com apoio de outros parceiros, vai começar nesta quinta-feira (21) a mexer no paredão dos Correios.

A CDL e a prefeitura de Tubarão começam a colocar na prática um projeto de urbanização do local em que, artistas grafiteiros irão estampar no muro de 140 metros quadrados as suas artes, com características da cidade.

O trabalho de arrancada para isso começa nesta quinta-feira, bem cedo, as 5h30 da manhã. Neste horário começa a lavação do paredão para a retirada dos limos. A empresa Higienelar vai utilizar água de reúso, com uso consciente da água, especialmente agora neste período de estiagem. Depois desta etapa, o próximo passo será a aplicação do fundo preparador para depois ir ao ponto final com a arte dos grafiteiros. Em outra etapa vem a colocação de bancos, lixeiras e outras melhorias.

A CDL e a prefeitura tem como parceiros a Higienelar, responsável pela lavação do paredão, e a Bitte Tintas com a doação das tintas para a preparação do fundo. Os sprays e o pagamento dos grafiteirios fica por conta da CDL.

Para o presidente da CDL, Rafael Gomes Silvério, com as melhorias e a pintura, Tubarão vai ganhar um espaço público que oferecerá bem-estar e humanização. “Finalmente se chega a um denominador comum em relação ao muro dos Correios e depois de muito tempo de espera, com certeza vamos, neste momento de incertezas pela pandemia, elevar a nossa auto-estima”, conclui.