Zahyra Mattar
Tubarão

O aniversário de Tubarão, que celebra hoje 139 anos de emancipação, não será marcado apenas pelas tradicionais apresentações artísticas. Durante toda a semana, as crianças tomarão as ruas da cidade para ensinar os adultos. Esta inversão de papéis agrega valores e mostra como estes tubaronenses, responsáveis pelo futuro da cidade, estão engajados em mudar o município.

A mudança que propõem diz respeito ao trânsito. Todos os cidadãos, seja atrás de um volante ou a pé, fazem parte do trânsito. A sinalização serve para auxiliar quando e de que forma cada integrante desta confusão agirá. Cabe a todos terem paciência, bom senso e educação para tornar a convivência entre motoristas, caminhoneiros, ciclistas, motociclistas e pedestres, no mínimo, pacífica e harmoniosa. Um dos pontos mais conflitantes diz respeito ao uso da faixa de segurança.

Colocar o pé na faixa branca e sair como quem pisa em um palco não está correto. Para tentar mudar o hábito quanto a este instrumento, a secretaria de segurança e trânsito da prefeitura de Tubarão promove, até esta sexta-feira, a blitz educativa da campanha: Sou vivo! Eu respeito a faixa de pedestres. Tudo é coordenado pela Guarda Municipal de Tubarão (GMT) e conta com a participação de alunos do projeto Travessia, das escolas São Judas Tadeu e Arino Bressan, e do Programa Adolescente Responsável (PAR). Fôlderes serão distribuídos aos motoristas que trafegavam em vários pontos da cidade.

Festa de hoje
Pela manhã, às 9 horas, no pátio do Centro Municipal de Cultura, ocorrerá a solenidade oficial, com hasteamento de bandeiras, apresentações artístico-culturais e entrega dos prêmios aos alunos vencedores do concurso fotográfico “Minha Comunidade Tem…”.

O ponto alto da festa será o corte do bolo de 13,9 metros. Várias atividades gratuitas nas áreas de saúde e prevenção serão disponibilizadas na praça Pery Camisão, no centro da cidade. Às 19h15min, na igreja São José Operário, em Oficinas, ocorre a missa de aniversário.