O neuropediatra Jaime Lin explica que os pais devem ficar atentos aos filhos
O neuropediatra Jaime Lin explica que os pais devem ficar atentos aos filhos

Tubarão

Frente às tecnologias e ao desafio de separar as informações úteis das inadequadas, a nova geração tem, também, o desafio de manter o foco frente aos inúmeros estímulos que lhe chegam. Daí a necessidade de os pais manterem-se atentos a possíveis dificuldades que as crianças possam apresentar no momento da aprendizagem.

Dores de cabeça e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), por exemplo, são problemas comuns na atualidade. O neuropediatra Jaime Lin, da clínica Pró-Vida, em Tubarão, destaca que, longe de ser uma tarefa fácil, o sucesso na aprendizagem requer que a criança tenha uma boa saúde física, maturidade emocional e autoconfiança.
 
Entre as reclamações mais frequentes entre os estudantes, estão as dores de cabeça. Estudos mostram que 40% das crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos, tiveram pelo menos um episódio de dor de cabeça ao longo do ano.
O percentual chega a 75% entre os jovens com mais de 15 anos. Outro problema comum é o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), que acomete cerca de 5% da população pediátrica.
“O diagnóstico definitivo só pode ser feito após avaliação profissional. O neuropediatra deve ser procurado para orientações, investigação e tratamento adequados”, alerta o médico.