AVISO DA DEFESA CIVIL ESTADUAL

POSTADO ÀS 15h17min: 

30/06 – Chuva fraca a pontualmente moderada com raios no Litoral Sul e Planalto Sul nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

————–

Segunda-feira (01/07): 

Tempo: variação de nebulosidade em SC, com períodos de encoberto com chuva por alguns momentos do Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões a chuva ocorre entre a tarde e noite.

Temperatura: amena devido à nebulosidade, em declínio entre a tarde e noite.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Sistema: corrente de jato (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) sobre SC e passagem de frente fria afastado da costa na altura do litoral de SC. 

Terça-feira (02/07): 

Tempo: sol com poucas nuvens no Oeste e com chuva à noite no Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões variação de nebulosidade e chuva no início e fim do dia.

Temperatura: amena.

Vento: sudeste passando a nordeste no decorrer do dia, fraco a moderado.

Quarta-feira (03/07): 

Tempo: encoberto com chuva no decorrer do diado Oeste ao Litoral Sul e na Grande Florianópolis. No Vale do Itajaí e no Planalto Norte e Litoral Norte sol com mais nuvens a partir da tarde.

Temperatura: baixa.

Vento: nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas na faixa litorânea.

Quinta-feira (04/07): 

Tempo: muitas nuvens e chuva pela manhã, melhorando com sol no decorrer do dia, em todas as regiões.

Temperatura: baixa, com temperatura mínima ocorrendo à noite, próximas de zero no Planalto Sul e Meio Oeste.

Vento: sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas na faixa litorânea.

TENDÊNCIA de 05 a 14 de julho de 2019

Maior parte do período com tempo firme e temperaturas baixas devido a uma massa de ar seco e frio, com formação de geada de 05 a 09/07. A partir de 10/07 temperatura em elevação e mais nebulosidade, com possibilidade de chuva a partir de 12/07.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

—————

Alerta marítimo 

Na segunda-feira, uma frente avança pela área de pesca. Temperatura em declínio.

Previsão para hoje (30) – tarde e noite:

Domingo, ventos de NW a S, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de NE a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Sol e aumento de nuvens na área de pesca, devido a proximidade de uma frente fria. Temperatura em declínio.

Previsão para amanhã

Segunda-feira, ventos de S a SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Céu encoberto com chuva no decorrer do dia na área de pesca, devido ao avanço da frente fria. Temperatura mais baixa.

Terça-feira, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Céu encoberto com chuva na área de pesca. Temperatura mais baixa.

Tendência:

Na quarta e quinta-feira, sol entre nuvens área de pesca devido ao sistema de alta pressão. Vento de NW a SW/S com rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de S com picos de 2.0 a 3.0 m. 

Foto: Lucas Cervenka/CSC