O dermatologista Luís Gustavo falou para uma plateia de 120 pessoas, em Braço do Norte, sobre a prevenção do câncer de pele.
O dermatologista Luís Gustavo falou para uma plateia de 120 pessoas, em Braço do Norte, sobre a prevenção do câncer de pele.

Braço do Norte

O câncer de pele é uma doença sorrateira. A cada ano, acomete um número maior de pessoas e hoje corresponde a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Por conta disso, uma palestra sobre o tema foi realizada em Braço do Norte.

O interesse foi confirmado pelo sucesso do evento, gratuito: cerca de 120 pessoas lotaram o auditório do salão paroquial. A palestra foi ministrada pelo dermatologista Luís Gustavo de Ávila, de Tubarão. Por meio de fotos, ele falou sobre os aspectos que podem desencadear a doença.

“Embora seja o tipo mais frequente registrado no Brasil, o câncer de pele, quando detectado precocemente, apresenta altos percentuais de cura”, salienta o médico. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele supera, em número de ocorrências, o de mama e o de próstata.

Uma nova ação preventiva deve ocorrer ainda neste mês, quando o dermatologista fará uma avaliação em pacientes indicados por meio de uma triagem feita pelos profissionais da secretaria de saúde da prefeitura de Braço do Norte. A data e o local do atendimento serão confirmados nos próximos dias.