#Pracegover foto: na imagem há uma criança e um homem
#Pracegover foto: na imagem há uma criança e um homem

A criação de um filho sempre terá fases difíceis, em especial se o envolvido for pai solteiro. Homens e mulheres enfrentam desafios significativos quando estão apenas com os seus filhos. Se antes os afazeres, como ministrar aulas de educação física e jiu-jitsu, estudar e desempenhar algumas atividades em casa era comum, hoje responsabilidades como trocar fraldas, fazer mamadeiras e educar a pequena Giulia, de 5 anos e 9 meses, virou rotina a cada 15 dias na vida do educador físico Douglas Xavier de Ávila, de 35 anos.

Depois de um relacionamento curto, Douglas descobriu que seria pai em 2015”. Na época foi um susto. Era uma gravidez que não foi planejada, minha ex-namorada e eu tínhamos recém nos separado. Mas mesmo com toda a insegurança e diante de tantas incertezas naquele momento, tive uma certeza que já amava aquela vida que estava por vir”, lembra.

O educador físico afirma que pai e mãe têm as mesmas responsabilidades ao criar um filho. E isso fica mais fácil quando se divide tudo: educar é tarefa pesada. Com apoio dá para equalizar melhor as atitudes e as reais necessidades da criança. “Meu relacionamento com a minha filha é ótimo! Apesar de ela passar os fins de semana alternados comigo, o que é pouco, falo com ela todos os dias por videochamada, procuro ser o mais presente possível, saber tudo que está ocorrendo com ela. Também participo de todas as decisões em relação às coisas que implicam na vida dela. Essas são as dificuldades de ser pai e solteiro, no meu caso, a distância. Com a vinda da Giulia, muita coisa mudou: a forma de pensar e enxergar o mundo. Sei que existe uma vida dependente das minhas escolhas”, observa.

Douglas enfatiza que aprende todos os dias com a pequena. “O amor incondicional, a felicidade nas coisas simples, o abrir mão de coisas pra si pra ver a alegria nos olhos dela valem muito a pena. O sorriso mais sincero que alguém pode receber é de um filho”, finaliza.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul