Uma paciente internada em uma Unidade de Terapia Intensiva de Joinville, no Norte, recebeu a visita da cachorrinha de estimação dentro do Hospital Municipal São José. O encontro aconteceu na última sexta-feira (8), mas foi divulgado pela unidade de saúde quarta-feira (13). Na quinta-feira (14), ela recebeu alta.

De acordo com o companheiro de Marilene Martins, de 53 anos, o reencontro das duas foi emocionante. A paciente é muito apegada aos animais e estava sentindo falta deles. Foi assim que surgiu a ideia de levar Melani, conhecida como “Mel”, para visitar a tutora.

“Os olhos dela brilharam. A Mel ficou um pouco assustada, mas depois ficaram juntadas por quase meia hora, com muita alegria. Na última semana, a Marilene estava um pouco triste, ansiosa, mas encontrar a Mel deixou ela mais animada, disse o companheiro Armando Tadeu Martins.

Marilene sofreu uma parada cardiorrespiratória no mês passado e retornou para a UTI do hospital. Em 2021, por conta da Covid-19 ela ficou cerca de dois meses na unidade, foi intubada e sofreu três paradas cardiorrespiratórias.

A iniciativa fez parte da ação de humanização no atendimento dentro do hospital. Além disso, uma lei estadual permite o ingresso de animais domésticos e de estimação em todos os hospitais privados e públicos. A entrada, no entanto, deve seguir regras estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A enfermeira Maria Rita Andrade de Lemos, coordenadora da UTI no hospital, afirmou que a equipe avaliou que a paciente estava estável para a visita, com condições de ser deslocada a um ambiente externo. O animal também estava em bom estado de saúde.

“Conversamos com o médico responsável que fez a liberação. Também verificamos se o animal estava com a vacinação em dia, se era dócil e se era desejo da família trazê-lo para a visita”, afirmou.

Visita estendida

Na unidade, entre as ações implementadas para auxiliar os pacientes na recuperação estão o protocolo de visita estendida, onde os familiares podem permanecer por mais tempo com o paciente. Também há homenagem para quem está internado e faz aniversário e colocação de fotos da família perto do leito.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: G1SC