#Pracegover Na foto, capa de um livro e a imagem de Ozires da Silva
Foto: Assessoria imprensa Ânima/Unisul

“Criar uma empresa é como voar, começa com um sonho”. Esta é uma das frases mais emblemáticas do Dr. Ozires Silva, Presidente do Conselho Estratégico da Ânima Educação, que integra a UniSul, e acaba de lançar o livro ‘Rotas para o Empreendedorismo’. A obra, que já está disponível para venda no site da Editora Letramento e nas melhores lojas online e livrarias do país, faz parte das comemorações dos 90 anos do autor completados este ano. E terá, em breve, versão em formato de e-book, em português e em inglês, para contemplar até admiradores estrangeiros.

Adaptação da obra original, intitulada ‘Cartas a um Jovem Empreendedor’, o livro faz uma importante exposição sobre empreendedorismo e inovação, com segredos e virtudes para superar os desafios que definem o sucesso em qualquer empreitada e os passos necessários para criar e manter um empreendimento. Além disso, traz aspectos interessantes da trajetória profissional de Ozires Silva. O prefácio da obra tem assinatura de Marcelo Battistella Bueno, presidente da Ânima, uma das maiores organizações educacionais particulares do país, além de Daniel Castanho e Maurício Escobar, respectivamente Presidente e Membro do Conselho de Administração da companhia.

De acordo com Dr. Ozires, ‘Rotas para o Empreendedorismo’ tem o objetivo de entusiasmar e mostrar para quem já tem um negócio ou pensa em ser empreendedor que é possível vencer os desafios. “Cada um tem uma ideia de fazer algo, mas em geral não dá prosseguimento. O livro dá uma ideia completa sobre o que foi criar uma das grandes fabricantes de aviões do mundo. De modo que através dessa obra, de leitura extremamente rápida, o leitor vai poder enxergar que empreender e inovar é difícil, mas não tanto quanto colocamos na cabeça. Por isso, minha mensagem é de que é possível desejar algo que hoje parece inatingível”, acrescenta ele.

Antes de compartilhar suas fórmulas para uma jornada vitoriosa no empreendedorismo, Dr. Ozires Silva publicou outros cinco livros: ‘Nas asas da educação: a trajetória da Embraer’, ‘Cartas a um jovem empreendedor – realize seu sonho: vale a pena’, ‘A decolagem de um sonho: a história da criação da Embraer’ e ‘Etanol: a revolução verde e amarela’. E, em 2011, foi lançada sua biografia intitulada ‘Um líder da inovação: biografia do criador da Embraer’.

A história de Ozires começou no dia 08 de janeiro de 1931, em Bauru, interior de São Paulo. Ele é oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), onde começou a dar os primeiros passos na aviação até chegar em 1969, quando comandou o grupo que promoveu a criação da Embraer, que presidiu até 1986. O empreendedor tem passagens de sucesso como presidente de empresas como a Petrobras e foi Ministro da Infraestrutura.

Em abril de 2021, Ozires Silva se tornou o primeiro brasileiro a receber a medalha Guggenheim, uma das mais relevantes honrarias internacionais de engenharia aeronáutica do mundo. A comenda foi criada em 1929 com o objetivo de reconhecer as personalidades que dedicaram suas vidas ao desenvolvimento aeronáutico ao longo da história e por isso são notáveis no setor. A nomeação foi realizada por um conselho de especialistas do American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA), American Society of Mechanical Engineers (ASME), SAE International e Vertical Flight Society, dos Estados Unidos.

Na Ânima Educação, a Trajetória do Dr. Ozires teve início em 2008, quando assumiu a reitoria da Unimonte, em Santos/SP (hoje chamada de São Judas Campus Unimonte). Foi o líder máximo da instituição até outubro de 2018 quando passou a ser Chanceler da Universidade São Judas, em São Paulo. Atualmente, Dr. Ozires Silva ocupa a posição de Presidente do Conselho Estratégico da Ânima e é de Patrono dos cursos de Engenharia e de Aviação nas instituições de ensino da organização educacional em todo país.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima Educação é a 4ª maior organização educacional privada do País em número de estudantes e a 3ª em receita líquida, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 16 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul