Tubarão

Estão abertas as marcações de exames para diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama durante o Outubro Rosa no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão. As mulheres do município e região que tiverem interesse podem agendar mamografia e exames de ultrassom das mamas no Centro Médico de Diagnóstico (CMD) do Hospital por meio dos telefones (48) 3631-7004 ou 3631-7005 ou ainda 3631-7099 e também pelo site www.hnsc.org.br.

Para celebrar o mês, além de levar informações sobre o câncer de mama para a população, o HNSC prepara uma ação especial: as 100 primeiras mulheres que realizarem esses exames no decorrer do próximo mês receberão ingressos para o 3º Encontro ‘Juntas Somos Mais Rosas’. O café, que será realizado no dia 31, às 17h, na Hangar Eventos, celebra a união feminina contra a doença e busca compartilhar informações sobre a saúde da mulher e os cuidados com o câncer de mama.

 No momento em que a paciente terminar o seu atendimento para o exame, receberá uma camiseta da campanha do Outubro Rosa do HNSC, que servirá como ingresso para o Encontro. A ação é válida durante todo o mês de outubro ou enquanto durarem as camisetas.
 

Outubro Rosa e o câncer de mama no Brasil
 
Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa é celebrado anualmente, desde os anos de 1990, por diversas instituições de saúde pelo mundo. O objetivo é conscientizar sobre a doença e proporcionar mais acesso às mulheres aos serviços de diagnóstico e ao tratamento.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre mulheres no mundo e, também, no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e corresponde a cerca de 29% dos casos novos por ano. Estima-se que 30% das ocorrências da doença poderiam ser evitadas com a adoção de práticas saudáveis, como praticar atividades físicas, manter o peso corporal adequado e alimentar-se de forma saudável, evitando o cigarro e o consumo de álcool.