Tubarão

Nem o clima nublado atrapalhou a caminhada de abertura da campanha do Outubro Rosa. Durante a manhã deste sábado (5), cerca de 350 pessoas participaram da mobilização em prol de conscientizar e alertar sobre o câncer de mama e de colo uterino. A atividade deu início as ações de prevenção que acontecerão ao longo do mês.

Em tons de rosa e de branco, a caminhada contou com o apoio dos moradores que levantam lençóis e camisetas rosas participando da mobilização. “Foi emocionante ao ver as pessoas nas janelas aderindo a campanha, porque sabemos que não estamos sozinhas”, relata a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Adriana Felisbino.

O objetivo da caminhada é intensificar as ações voltadas a saúde da mulher, como aumentar a adesão de exames de preventivo, autoexame de mama e mamografia. “A passeata é um momento que paramos para refletir sobre a importância da mulher se tocar e fazer os exames clínicos. Precisamos alertar toda a comunidade sobre o tema indo para a rua, vestindo o rosa e mostrando que a cor significa proteção, autocuidado e que a mulher precisa se amar acima de tudo”, pontua a gerente de saúde Chaiana Marcon.

O evento de iniciativa da Fundação Municipal de Saúde, teve como parceiros: Sesc, Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), Unisul, Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), Grupo Girassol, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Unionco e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). E também contou com a participação da banda da escola E.E.B Marinho Alves dos Santos.