Está somente começando o forte calor que predomina em grande parte do Brasil. O calor extremo tem tudo para ser o destaque na maioria das regiões do País.

A condição meteorológica ocorrerá até o início de outubro, entre os dias 8 e 9. Até lá, várias cidades do Brasil ainda vão registrar máximas entre 37°C e 43°C.

Os Estados que mais devem sentir este calor intenso são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia.

Calor na primavera
Uma temperatura de 40°C durante a Primavera é comum, mas em torno de 42°C já não é habitual. Nos últimos dias, várias cidades já registram valores entre 40 e 42°C. Veja as maiores temperaturas registradas na segunda-feira, 28 de setembro:

Frente fria acabará como forte calor
Uma forte frente fria deve romper essa grande onda de calor com previsão para 10 de outubro. Só a partir deste dia que a chuva deve entrar de forma mais significativa pelo interior do Brasil. Fonte: Climatempo

Próximos dias com calor de até 40°C em SC
O calor nesta época do ano não é incomum. O início da Primavera normalmente é mais frio, mas podem ocorrer períodos de calor de forma mais isolada.

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, a temperatura do ar sobe e a máxima fica acima dos 30°C em todas as regiões catarinenses, com forte calor e possível quebra de recorde especialmente na quinta e sexta-feira (01 e 02/10).

Nesses dois dias, o calor deve ser ainda mais intenso com máximas passando dos 38°C em áreas do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale e Litoral Norte.

Os maiores valores devem ser registrados no Oeste de SC, variando de 36 a 40°C. Os recordes de temperatura para a região do Oeste variam entre 31 a 37°C nos meses de setembro e outubro. Durante o período noturno o calor também será percebido.

No sábado (3/10), o tempo muda bruscamente com chuva e declínio de temperatura em todo o estado. Fonte: Epagri/Ciram

Previsão para os próximos dias em SC:

Quarta-feira (30/09):
Tempo: mais nuvens com chuva no decorrer do dia na região da Grande Florianópolis, Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul. Entre a tarde e noite ocorre pancadas de chuva com trovoadas nas demais regiões. Há risco de temporal isolado.
Temperatura: em elevação no decorrer do dia, mais alta no Oeste (acima dos dos 35°C).
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: cavado e sistema de alta pressão no Litoral do Sul do Brasil.

Quinta-feira (01/10):
Tempo: chuva isolada no início do dia na Grande Florianópolis, melhorando no decorrer do dia. No Litoral Sul, sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios entre a tarde e à noite. Nas outras regiões catarinenses, sol com mais nuvens no final do dia.
Temperatura: alta com máximas perto de 40° no Oeste de SC.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (02/10):
Tempo: do Oeste ao Litoral Sul, pancadas de chuva com raios a partir da tarde e á noite nas outras regiões. Não se descarta o risco de temporal localizado
Temperatura: alta com máximas pero de 40° no Oeste de SC.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (03/10):
Tempo: no Planalto Norte e Litoral Norte pancadas de com raios a partir da tarde, e nas outras regiões, mais fechado com chuva ao longo do dia.
Temperatura: amena em relação aos dias anteriores.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

AVISO DA DEFESA CIVIL DE SC – TEMPORAIS ISOLADOS NESTA QUARTA-FEIRA (30)

Amanhã (30), a atuação de uma área de baixa pressão deixa o tempo instável e com possibilidade de temporais em Santa Catarina até o final da noite.

Nas regiões em amarelo no mapa (abaixo), principalmente entre o Planalto Sul, Grande Florianópolis, sul do Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí, há chance de chuva forte, que pode acumular volumes elevados em curto período de tempo.

Devido a esta condição, há possibilidade de alagamentos e deslizamentos pontuais nestas áreas. Além disto, não se descarta a ocorrência de granizo isolado.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul