Tubarão

O termo hérnia de disco é muito comum, principalmente quando muitas pessoas alegam sofrer de dores. Mesmo que boa parte não saiba, realmente, se esta é a verdadeira causa dos incômodos na coluna.

“A coluna vertebral é formada por estruturas em forma de anel de tecido cartilaginoso e elástico, que tem como função evitar o atrito entre uma vértebra e outra, e assim, amortecer os impactos. Quando ocorre o desgaste desses discos, a dor pode se espalhar pela lombar, atingir os pés e causar formigamento ou queimação. Geralmente,  piora ao fazer movimentos na coluna”, explica o ortopedista da Clínica Pró-Vida, Martins Back Neto.

O tratamento médico para hérnia de disco lombar geralmente é o repouso, uso de analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia. Caso o paciente não apresente evolução na melhora, infiltrações e intervenções cirúrgicas também são indicadas pelo ortopedista.

Conforme o profissional de medicina, não existe uma causa que gera a hérnia de disco. Existe alguns fatores que podem contribuir para a sua causa. A predisposição genética tem sido alvo de estudos recentes, porém, ainda inconclusivos.