Um dos mais importantes projetos municipais para este 2022 é o Plano de Mobilidade Urbana de Tubarão. Com ruas estreitas em toda a região central, a BR-101 e o rio cortando a cidade, falta de planejamento e praticamente dois carros para cada habitante, a cidade tem grande dificuldade de ordenar o trânsito e o seu próprio crescimento.

Este não é um debate novo. No apagar das luzes desta quarta-feira, o prefeito Joares Ponticelli assinou a ordem de serviço que autoriza a Tecnotran Engenheiros Consultores LTDA. a iniciar os trabalhos de estudos, análise de dados, elaboração de mapas temáticos e de planos de ações para, enfim, formatar o Plano de Mobilidade Urbana do Município de Tubarão.

Para este estudo, o contrato prevê um prazo de 457 dias para a execução. Após isso, o documento preliminar será apreciado pelo Conselho da Cidade e também em uma série de audiências públicas. A partir das sugestões, o documento final será formatado.

 

Política Nacional de Mobilidade Urbana
Inicialmente previsto para abril de 2021, o prazo dos municípios para a entrega do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) foi adiado para 12 de abril de 2023. Desta forma, cidades com até 250 mil habitantes ganham este tempo a mais para finalizar os documentos. É o caso de Tubarão.

Com o Plano de Mobilidade feito e aprovado, o município pode garantir sua fatia no bolo de recursos do Ministério de Desenvolvimento Regional, que prevê verbas para que as prefeituras promovam melhorias nesta área.

A versão municipal deste documento está prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), responsável por orientar as ações e medidas a serem tomadas pelas cidades para melhorias no sistema de mobilidade como um todo.

Estas obras, ampliações, modificações e demais ações previstas em cada cidade brasileira também inclui questões como o transporte de passageiros e de cargas, das vias de circulação de veículos e pedestres, das calçadas e do uso do solo.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul