#Pracegover Foto: na imagem há um homem de terno
#Pracegover Foto: na imagem há um homem de terno

A ordem de serviço de desassoreamento da Barra do Camacho, em Jaguaruna, deverá ser assinada nesta sexta-feira (7). O governador Carlos Moisés estará na Cidade das Praias para o ato, que deve ocorrer às 10h15, na SC-100, na altura do Canal do Camacho.

Esta será a primeira vez em 2022, que o chefe do poder Executivo do Estado estará em uma cidade da Amurel. O recurso que deverá ser repassado à prefeitura de Jaguaruna por meio de convênio para a execução da obra será de R$ 2.511.093,67 milhões.

Moisés deverá também assinar a de ordem de serviço para obras em Treze de Maio e ainda, o decreto que dará majoração às diárias dos Guardas Civis e dos Bombeiros Comunitários do Estado. Há a expectativa  de que a empresa 3 Golf, de Florianópolis, vencedora da licitação desta primeira etapa, inicie os trabalhos na Cidade das Praias nesta sexta-feira.

O que é o desassoreamento?

Desassoreamento é a remoção de areia, lodo e outros sedimentos do fundo de rios e lagos, causados por ações humanas ou pelo desbarrancamento de terra decorrentes de fenômenos naturais. Mas para realizar a dragagem é necessário estar alinhado às leis e normas ambientais do país e a empresa responsável deve possuir licença ambiental para fazê-lo. Pois, em alguns casos, a dragagem pode alterar o curso das águas. Além disso, existe a necessidade do tratamento e descarte correto do material retirado do fundo dos rios, portos e lagos.