A segurança, a saúde e o bem-estar dos catarinenses e turistas são a prioridade máxima do Verão Mais Seguro, força-tarefa lançada nesta segunda-feira (20) pelo Governo do Estado.

A mobilização envolve mais de 20 órgãos estaduais e conta com investimentos que superam os R$ 100 milhões, além dos já realizados ao longo do ano para reforçar áreas como a segurança pública, abastecimento de água, energia elétrica, saúde e promoção do turismo.

Uma das novidades para este ano para a temporada serão os centros de testagens para a Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde fará a implantação destes espaços em parceria com municípios, universidades, Bombeiros Comunitários e Defesa Civil.

O Programa SC Acessível também recebeu reforço. A iniciativa agora dispõe de 150 cadeiras de rodas anfíbias e 19 mil estrados serão distribuídos entre 22 praias e balneários catarinenses, tornando realidade a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida às atividades turísticas. Profissionais treinados ajudarão no uso dos equipamentos.

Os 531 novos soldados da Polícia Militar formados neste mês atuarão nas cidades que recebem o maior fluxo de turistas no verão até o dia 6 de março. Eles cumprirão missões no campo da polícia ostensiva e preservação da ordem pública.

 

Energia
Para esta temporada a Celesc passará a contar com mais dois transformadores móveis, um dos equipamentos mais importantes do sistema de distribuição, resultado de R$ 15,6 milhões em investimentos.

A aquisição totalizará um acréscimo de 80 MVA, demanda suficiente para atender a população de municípios como de Porto Belo e Itapema somados.

Com essas duas aquisições a Celesc soma o total de 14 subestações móveis aptas para entrar em operação sempre que o sistema elétrico demandar, trazendo agilidade e dinamismo na recomposição da rede de distribuição no caso de contingências.

 

Atendimento à população e ao turista
Para melhorar a comunicação com os usuários das rodovias estaduais, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) firmou uma parceria para o compartilhamento de dados com o Waze, plataforma que reúne comunidades dentro e fora da estrada.

Desenvolvido como uma troca gratuita, em mão dupla, de informações publicamente disponíveis sobre o trânsito, o Programa Waze For Cities Data promove maior eficiência e rotas mais seguras.

A SIE oferecerá dados sobre interdições em rodovias estaduais, e sobre os principais incidentes. A parceria resultará em mais dados, dando aos cidadãos locais maior capacidade de contornar interdições de vias e congestionamentos usando o aplicativo.

Paralelamente, a Santur manterá atualização constante e 24 horas do portal www.verao.sc.gov.br. No espaço, o turista poderá encontrar todas as informações de todas as regiões do estado, além de mapas turísticos, dicas de segurança, telefones úteis e notícias.

“Há uma demanda represada por causa da pandemia. O fluxo de turistas neste ano vai crescer muito. Quem vier para Santa Catarina pode estar tranquilo porque teremos uma grande força-tarefa para disponibilizar infraestrutura, segurança e vigilância em saúde para os nossos turistas até depois do carnaval”, reitera o presidente da Santur, Renê Meneses.

 

Foto: Julio Cavalheiro  |  Governo do Estado

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul