A operação “Rentalcars 2”, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que atua com locações fraudulentas de veículos, foi finalizada nesta quinta-feira (28). A ação foi efetuada pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DFRV-DEIC).

Segundo a investigação, os veículos eram alugados por “laranjas” e, posteriormente, os carros eram enviados para outros Estados, para o Paraguai e Bolívia, ou eram utilizados para a prática de crimes diversos na região fronteiriça. O referido esquema foi responsável pela subtração de pelo menos 15 veículos, dos quais nove foram recuperados, inclusive alguns já estavam no Paraguai.

Ao longo dos trabalhos foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com a finalidade de obter elementos probatórios do esquema criminoso.

 

Indiciamentos

De acordo com o Delegado Rodrigo Falck Bortolini, os três coordenadores do esquema criminoso, dois homens e uma mulher, estão devidamente identificados no inquérito policial enviado ao Fórum da Capital, tendo sido representado pelas suas prisões preventivas, pelo cometimento dos crimes de furto mediante fraude, associação criminosa e falsa comunicação de crime.

Entretanto, ao tomarem conhecimento da existência da investigação, os suspeitos fugiram e há indícios de que eles estejam no Paraguai. Diligências com o apoio da Polícia Nacional Paraguaia seguem sendo realizadas a fim de apurar o paradeiro dos investigados e buscar a recuperação de mais veículos.

Os trabalhos contaram com o apoio do Setor de Investigação e Capturas da Delegacia de Polícia da Comarca de Palhoça, além da DFRV-DEIC do Rio Grande do Sul, da Guarda Municipal de São José e da Polícia Nacional Paraguaia após ser acionada pelo Centro Integrado de Operações de Fronteira, em Foz do Iguaçu, por intermédio do Delegado Adriano Bini.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: PCSC