Foto: Ricardo Wolffenbuttel | Governo de Santa Catarina

A semana será de calor intenso em Santa Catarina, especialmente no Oeste e Extremo Oeste, onde a estiagem já causa prejuízos irreversíveis nas lavouras, pomares e na pecuária.

Conforme um alerta divulgado na manhã desta segunda-feira (10) pela Defesa Civil, as máximas podem chegar aos 40°C em algumas regiões. A elevação de temperatura deve começar na quarta-feira (12).

A região Oeste, que já registra temperaturas altas desde novembro do ano passado, deve seguir com calorão que pode ficar na casa dos 40°C até a quinta-feira da próxima semana (20)

As altas temperaturas, no entanto, não devem ficar restritas ao Oeste. De quinta-feira (13) até o dia 20, todas as regiões do Estado devem ter calor intenso.

No Litoral Sul e no Vale do Itajaí, os termômetros podem também ficar na casa dos 40°C. A Defesa Civil também destaca que a população deve ficar atenta e considerar que o quadro pode se alterar com o passar dos dias.

“A previsão indica que o pior do calor ocorrerá na Argentina e no Uruguai, mas o efeito será sentido no Rio Grande do Sul. Porém, para os catarinenses o calor não será extremo e deve ser sentido a partir do fim dessa semana”, explica o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins.

Por conta do calor e aquecimento alguns temporais não podem ser descartados. Neste começo de semana, a previsão de chuva está mais direcionada para a Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul