O desemprego no Brasil atingiu números recorde esse ano, mas conseguimos perceber uma tendência de melhora, com o aumento de 158% em anúncios de emprego no OLX.

A pandemia de Covid-19 deixou o país com sérias dificuldades, embora o cenário seja similar em todos os países ao redor do mundo. Muitas empresas faliram e outras estão com um cenário bem complicado.

No entanto, e apesar do cenário não ser nada animador, a verdade é que alguns setores econômicos se beneficiaram com a pandemia, principalmente o mercado digital. Os dados registrados na plataforma OLX podem comprovar isso mesmo, com uma procura por vagas online crescendo 54%.

 

OLX apresenta crescimento de 158% nos anúncios de emprego

A plataforma OLX anunciou que teve um crescimento de 158% nos anúncios de emprego em abril deste ano, quando comparamos com o mesmo período de 2020. Além disso, anunciaram também que a procura por vagas de trabalho online também teve um crescimento em relação ao mesmo período de 2020 (54%).

Este aumento de procura está diretamente relacionado com a pandemia de Covid-19, que colocou muitos em isolamento, e as próprias empresas optaram pela digitalização dos serviços (nos casos em que isso era possível).

Sem dúvida, quando olhamos para as profissões que mais oportunidades de emprego oferecem, podemos notar uma tendência para o mundo digital. Tem lógica que assim seja.

Não só as pessoas buscam ficar mais em casa e procuram alternativas online, como as empresas ajustaram a sua estrutura para possibilitar o teletrabalho, assim como as ofertas de serviços pela internet.

Com este cenário, era previsível que os empregos ligados à área digital tivessem uma procura muito maior na pandemia, sendo mesmo uma das áreas que mais contrata atualmente (a par da área da saúde, finanças e recursos humanos).

 

Profissões digitais em alta durante a pandemia de Covid-19

Apesar das carreiras digitais, e associadas ao mundo digital, estarem em alta, nem todos os profissionais encontraram nessa fase de pandemia um mercado de trabalho favorável.

Nesse sentido, listamos aqui as profissões digitais que estão tendo mais procura por parte das empresas atualmente.

 

1. Gestor e Consultor de mídia digital

As redes sociais já fazem parte da nossa vida. Para termos uma ideia, o sucesso é tanto que 62% da população no Brasil se encontra ativas nas redes sociais. Com estes dados em mãos, é fácil perceber por que as empresas estão “lutando” para marcar a sua presença nas redes.

Essa tarefa não é nada fácil, até porque um terço dos 62% que mencionamos cria conteúdo para a internet. Ou seja, a concorrência nas redes sociais é muito alta.

Sendo assim, as empresas têm investido muito em profissionais que realmente saibam como marcar uma presença forte nas redes sociais e saibam tirar partido da mídia digital.

Um dos profissionais mais procurados nessa área é o Social Media Manager. Ele é o responsável por fazer crescer o número de seguidores, mas também assegura a qualidade dos conteúdos postados.

Se uma empresa quer crescer nas redes sociais e permanecer com uma presença forte nesses meios, a contratação de um profissional especialista em redes sociais é essencial.

 

2. Analista de Big Data

Se existiu um grande investimento no mundo digital por parte das empresas, era também de se esperar que a procura por profissionais especializados em análise de dados crescesse. E foi isso que confirmamos.

O analista de Big Data é hoje um dos profissionais digitais mais requisitados. Ele analisa os dados de diferentes fontes, como o YouTube, redes sociais, sites, mas também interpreta e analisa os dados de canais offline, como é o caso das ligações de telemarketing, por exemplo.

Este profissional é essencial para as empresas, pois, a partir das suas análises, conseguem tomar decisões mais fundamentadas e acertadas.

 

3. Desenvolvedor e Designer de Apps

Com os smartphones, principalmente com o boom destes, o número de aplicativos aumentou exponencialmente. Hoje encontramos apps para tudo, desde contagem de passos, exercícios físicos, até culinária, sono, jogos, agendas, entre tantos outros.

A pandemia de Covid-19 deixou muitas pessoas em casa, e o uso do celular foi ainda maior. Nesse sentido, verificamos um aumento gigante do uso de aplicativos para diversos fins.

Por isso, desenvolvedores e designers de apps encontraram nesse período grandes oportunidades de trabalho, tanto com carteira assinada, como em trabalhos freelancers.

 

4. Copywriter / Redator com conhecimentos em SEO

Qualquer empresa quer ter visitas nos seus sites oriundas de pesquisa orgânica, ou seja, sem recurso a campanhas pagas. Além disso, a maior parte das pessoas opta pelos resultados orgânicos quando fazem uma busca na internet, deixando de lado os anúncios pagos.

Mas como conseguir esses resultados? É aqui que entra o Copywriter e o Redator especialista em SEO. Este profissional desenvolve conteúdos de qualidade, usando técnicas de SEO para conseguir chegar a um público maior, e de forma orgânica.

Não é fácil chegar aos primeiros lugares dos motores de busca, até porque diariamente são publicadas centenas de artigos. Por isso, as empresas têm procurado serviços especializados na área, para aumentar as chances de ter um bom alcance.

 

Mercado digital em alta durante a pandemia

Como vimos, os anúncios de emprego no OLX aumentaram bastante esse ano, mas também a procura por trabalhos online teve um aumento significativo. Muitas carreiras digitais viram nessa pandemia uma oportunidade de crescerem e se afirmarem no mercado de trabalho.

Profissões como as de copywriter, desenvolvedor e designer de apps, analista de big data e social media manager marcaram uma posição muito forte no mercado e são das mais procuradas atualmente.

A tendência é que o aumento na procura deste tipo de profissionais se mantenha nos próximos anos, até porque o mundo digital está cada vez mais presente em nossas vidas e na economia brasileira (e mundial).