O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou, nesta sexta-feira, 28, o oitavo relatório de balneabilidade da temporada de verão. Mais um ponto de coleta na Guarda do Embaú foi acrescentado pelo Instituto. Desta forma, o IMA passa a monitorar 237 pontos na pesquisa e, deste total, 143 estão próprios para banho em Santa Catarina, o que representa 60,3%. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 63 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 72,4%.

As coletas são efetuadas em 27 municípios litorâneos, em mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte, compondo os municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

A pesquisa e monitoramento de balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pelo IMA, desde 1976, e segue as normas da Resolução n. 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A metodologia utilizada é aplicada em todo o Brasil e na maioria dos países que realizam o monitoramento da balneabilidade.

“Trata-se de um critério objetivo, com pouca ou nenhuma margem para interpretações, e que leva em consideração não somente a condição pontual, mas um histórico de 5 semanas consecutivas”, reforça o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva.

As análises são, impreterivelmente, realizadas a cada sete dias, sempre no mesmo turno e dia da semana. O calendário de coletas é divulgado antecipadamente e está disponível neste linkDurante a temporada de verão, o IMA realiza as análises semanalmente. Os resultados são cadastrados no sistema e atualizados automaticamente no site e no aplicativo Praia Segura.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Santa Catarina