Santa Catarina é conhecida por sua natureza, que deslumbra os olhos daqueles que têm a sorte de conhecer seus caminhos. O verão é uma época bastante concorrida ao turismo catarinense, uma vez que pessoas de todo o mundo chegam ao Estado para visitar desde as cidades mais badaladas até as menores e mais pacatas. Mas você sabia que o inverno tem uma atração imbatível em Santa Catarina?

 

Os mares quentes que envolvem o litoral catarinense são o berço perfeito para as baleias, que buscam a região para amamentar seus filhotes entre os meses de julho e novembro. Com isso, as pessoas podem se encantar ao observá-las nadar livremente e bastante perto da costa. Estes mamíferos colossais fizeram história ao passar de caça a atração turística, justificando ser a segunda alternativa mais rentável ao Estado. 

De acordo com o portal G1, na temporada de observação de baleias de 2018, foram avistadas 280 baleias-francas entre Florianópolis e Passo de Torres, mas este número pode ser reduzido na possibilidade de duplicidade de contagem. Ainda que estes animais tenham uma identificação única pelas calosidades em cima de suas cabeças, ao final da observação aérea é necessário fazer uma revisão dos registros fotográficos para mensurar um valor mais preciso da quantidade de baleias vistas. 

 

Não é preciso, no entanto, estar em um helicóptero ou em um avião para observar estes animais. Você pode observá-las em terra firme, do alto de um mirante ou em construções que permitam uma visão um pouco mais ampliada do horizonte, como trapiches e faróis. Como não são animais pequenos, localizar mamães e filhotes não é uma tarefa difícil, ainda mais se você estiver equipado com binóculos ou câmeras com zoom para capturar mais detalhes – e se você tiver sorte, poderá ver alguns saltos!

 

Ver estes animais magníficos tão de perto é um privilégio, mas é sempre bom ter em mente que é possível que você precise de um pouco de paciência até que elas se aproximem da costa. Afinal de contas, é um espetáculo da natureza e não é passível de controle. Depois de um final de dia bem passado as opções de entretenimento em Santa Catarina são bastantes. 

Com vários bares para uma bebida e restaurantes para todo o gosto. Quanto ao descanso? Você pode desfrutar de um bom livro, uma conversa animada com amigos e família, ou de alguma atividade divertida como streaming de filmes, séries ou até o live streaming do site Betfair que disponibiliza jogos para todos os gostos. Depois de boa animação que venha um bom descanso e o dia seguinte. 

O departamento de Turismo de Santa Catarina apoia não só a observação, mas também a preservação das baleias e seu ambiente, fomentando diversas ações que visam a proteção ambiental e animal. Em Imbituba, além de observar baleias também é possível participar de eventos educativos a esse respeito. A Praia do Rosa, por exemplo, é a sede do Instituto Baleia Franca, uma ONG que trabalha na preservação da espécie de forma ativa e conta com biólogos que participam do passeio de observação de baleias, em solo ou em mar. Também é possível observar baleias em Laguna e Garopaba. 

Observar baleias é, certamente, uma forma inusitada de aproveitar as praias catarinenses durante o inverno. Se estiver com tempo, é possível aproveitar a Rota das Baleias de carro, saindo de Florianópolis e rumando ao sul do Estado, e, ainda, conhecer um pouco mais da história e da flora e fauna desse Estado tão belo que é Santa Catarina. 

 Foto: Unsplash